A tradicional irreverência do prêmio Palm Dog, que celebra atuações caninas no cinema, voltou a marcar presença no Festival de Cannes nesta sexta-feira (23). Na 25ª edição da cerimônia, realizada na tenda Plage du Festival, na avenida Croisette, dezenas de convidados — humanos e cães — se reuniram para prestigiar os melhores desempenhos de quatro patas da sétima arte.
O destaque do ano foi Panda, uma cadela da raça pastor islandês que atua no longa “The Love That Remains”, do diretor islandês Hlynur Palmason. Exibido fora da competição oficial de Cannes, o filme é um drama familiar, e Panda foi reconhecida por seu papel como um elemento central da narrativa. Apesar de não comparecer ao evento, a cadela — que pertence ao próprio diretor na vida real — apareceu em vídeo para “receber” a tradicional bandana vermelha com os dizeres Palm Dog 2025 em letras douradas.
Segundo Wendy Mitchell, jurada do prêmio, Panda se destacou por sua presença constante e significativa ao lado da família retratada no longa. “Ela é o coração do filme”, afirmou à agência Reuters.
Outros cães também foram homenageados. O Grande Prêmio do Júri foi concedido a Pipa, um Jack Russell, e Lupita, uma mistura de Podenco, que acompanham pai e filho em uma jornada pelo deserto marroquino no filme “Sirât”, do diretor franco-espanhol Oliver Laxe — presente na cerimônia para receber o prêmio.
Já o prêmio especial “Mutt Moment”, dedicado a cenas memoráveis com cães, foi entregue a Hippo, uma dachshund, e a um rottweiler, ambos presentes no filme “Pillion”, protagonizado por Alexander Skarsgard. A dupla participa de uma cena marcante envolvendo um encontro noturno. “Hippo carrega o filme em suas pequenas pernas”, disse o diretor Harry Lighton, ao descrever o papel da cadela como “a verdadeira dom” da produção.
O criador da Palm Dog, Toby Rose, defendeu a importância da premiação. “Sempre me perguntam por que premiar cães no cinema. Para mim, é evidente. Se Jack Nicholson pode ganhar um prêmio por ‘Melhor É Impossível’, por que não um cachorro que se destaca diante das câmeras?”, declarou.