O artista visual Augusto Mangussi, de 17 anos, lançou oficialmente sua primeira coleção de lenços autorais durante a 7ª edição da Feira de Arte Goiás (FARGO), realizada no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC GO), em Goiânia. Reconhecido por seu trabalho que combina referências religiosas e elementos da natureza, Augusto aposta agora na união entre arte e moda para expandir sua atuação no mercado criativo.
Diagnosticado com autismo, o jovem artista desenvolveu uma coleção que busca representar sua identidade e estilo por meio de tecidos fluidos e estampas que transitam entre o figurativo e o abstrato. As peças carregam a proposta de “arte que se veste”, reforçando um discurso de inclusão e representatividade neurodivergente.
“O resultado é uma linha de lenços que materializa a proposta de autonomia criativa e inclusão no mercado da moda”, afirma Larissa Lafaiete, mãe do artista. Cada estampa foi extraída de obras originais de Augusto e adaptada para o formato têxtil, criando um produto que valoriza o toque, o movimento e o uso versátil.
A coleção acompanha uma tendência consolidada no outono-inverno de 2025, em que os lenços ganham destaque como acessórios multifuncionais. O item pode ser usado de diversas formas – no pescoço, como tiara, amarrado à bolsa ou até mesmo transformado em blusas e tops –, com estampas que variam entre geométricas, florais e tons terrosos, alinhadas com as cores da estação.
Os lenços da marca Augusto Mangussi estão disponíveis sob encomenda por meio das redes sociais do artista (@augustomangussi).
Com uma trajetória iniciada ainda na adolescência, Augusto teve uma obra selecionada para a REDDOT, durante a Semana de Arte de Miami, em 2019. Desde então, participou de eventos como a ExpoArt SP (2023) e duas edições da FARGO (2024 e 2025), ganhando visibilidade em diferentes regiões do Brasil. Seu trabalho vem sendo reconhecido não apenas pela estética, mas também pela contribuição social e cultural que promove no cenário artístico nacional.