SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião da Latam, que partiria para o Rio de Janeiro na última segunda-feira (19) teve de retornar para à posição de embarque no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, quando o comandante da aeronave, que estava pronta para decolar, descobriu que havia uma pessoa de voo errado entre os passageiros.
A conversa entre o piloto e a torre de controle foi registrada pelo canal Golf Oscar Romeo, que tem câmeras de transmissão ao vivo em aeroportos como Congonhas.
“O 3940 tá com um problema aqui com passageiro, posso manter por um minuto”, afirma o comandante, após receber orientações de alinhamento. “Um minuto no máximo. Nesse um minuto ou a gente regressa ou decola”, completa.
Um minuto e meio depois, o piloto avisa que vai ser preciso retornar à posição de embarque. Alguns segundos depois, o controlador da torre passa novas orientações e pede para o comandante confirmar o motivo de ter abortado a decolagem para dar satisfação à Aena, concessionária responsável pela gestão de Congonhas.
“O passageiro está no voo errado, acredita?”, responde o piloto. “E só falou agora para o comissário [de bordo]”, completou.
Questionada, a Latam, responsável pelo embarque, não respondeu sobre o fato de um passageiro estar em voo errado.
Em nota a companhia aérea afirma que o o voo LA3940 (São Paulo/Congonhas-Rio de Janeiro/Santos Dumont), de segunda-feira, “precisou retornar à posição de embarque durante o processo de taxiamento, decolando em seguida e pousando em segurança às 22h25 no destino”.
A Aena diz que não houve impacto nas operações. Nem a companhia aérea nem a concessionária informaram qual era o destino do passageiro e se ele foi realocado em uma outra aeronave para fazer a viagem correta.