SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Museu Judaico em Washington sofre ataque com dois mortos, ex-chefe da FAB reafirma ao STF reunião golpista e outras notícias para começar esta quinta-feira (22).

ESTADOS UNIDOS

Ataque no Museu Judaico em Washington deixa dois mortos. Vítimas são funcionários da embaixada israelense na capital dos Estados Unidos; suspeito gritou ‘Palestina livre’, afirma a polícia.

FORÇAS ARMADAS

Ex-chefe da FAB reafirma ao STF reunião golpista, ameaça de prisão a Bolsonaro e apoio da Marinha. Brigadeiro Baptista Júnior depõe e confirma relato que ajudou a embasar denúncia contra ex-presidente.

CONGRESSO NACIONAL

Cúpula da Câmara vai a Gilmar para tentar frear escalada de crise entre Poderes. Emendas parlamentares, anistia e suspensão de processo contra Ramagem tensionam relação.

GRIPE AVIÁRIA

Ministério da Agricultura tentou distribuir testes de gripe aviária com certificado vencido. RS diz ter negado frascos com solução vencida e pedido apenas cotonetes; pasta não se manifestou.

DESMATAMENTO

Senado aprova licenciamento que reduz controle ambiental, com emenda e pressão de Alcolumbre. Projeto apoiado pela bancada ruralista é derrota para Marina Silva e pode beneficiar exploração na Foz do Amazonas.

TSE

Ministra do TSE relata humilhação e racismo em evento do governo: ‘Vou ajuizar tudo, indignidade’. Vera Lúcia Santana denuncia episódio de discriminação em prédio de seminário da Comissão de Ética da Presidência da República.

GOVERNO TRUMP

Trump pressiona presidente da África do Sul com vídeo de falso ‘genocídio branco’. Americano repete afirmações sem provas de que africâneres são perseguidos; Ramaphosa se recusa a ver imagens por completo.

GOVERNO TRUMP

Governo Trump fala em grande possibilidade de sanção a Moraes nos EUA. Marco Rubio, secretário de Estado americano, afirmou que tema está em análise na Casa Branca.

ENERGIA LIMPA

Secretário dos EUA quer que IA consuma excedente de Itaipu, mas do lado paraguaio. Negociações sobre excedente de eletricidade produzida por hidrelétrica estão paradas após suspeita de espionagem brasileira.

CÂMARA

Deputado discursa na tribuna da Câmara com ‘bebê reborn’ no colo: ‘Não é pecado’. Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) defende o direito de brincar, mas critica exageros.