SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um dos colégios mais tradicionais de São Paulo, com 147 anos de história, o Colégio Visconde de Porto Seguro anunciou a construção, em Sorocaba, de seu quinto campus, o segundo fora da capital paulista.
O plano arquitetônico do projeto ainda está sendo definido, e a expectativa é que a obra esteja pronta para ser inaugurada no início do ano letivo de 2027.
A direção do colégio assinou um memorando de entendimentos com a empresa de desenvolvimento imobiliário JHSF, que está construindo condomínios de alto padrão na região, como o Boa Vista Village, onde será instalada a escola.
“A JHSF vai construir essa unidade para nós no terreno deles e, futuramente, a unidade será locada para o colégio. Ela terá todas as características das outras unidades do Porto. Do infantil ao ensino médio”, diz o diretor-superintendente do Porto Seguro, Caio Thomas, destacando que o campus será comparável aos demais, tanto em infraestrutura quanto em plano pedagógico.
Segundo Thomas, o que determinou a construção da nova unidade foi o potencial de crescimento da região de Sorocaba, que possui muitos condomínios e fábricas sendo instalados, inclusive nos municípios vizinhos de Porto Feliz e Itu.
A ideia, de acordo com o dirigente, é começar com poucos alunos e ir crescendo ao longo do tempo, chegando a 700 ou 800 alunos em dez anos.
No interior, o colégio está instalado em Valinhos, na região de Campinas. Atualmente, nos quatro campi –Morumbi, Panamby, Vila Andrade são os da capital–, o colégio possui cerca de 8.200 alunos matriculados.
A nova unidade será chamada de Bela Vista Village e terá ensino trilíngue como as demais (inglês, alemão e português) até o ensino fundamental. No ensino médio, porém, terá um currículo focado na língua inglesa, assim como na Vila Andrade e Panamby. Valinhos e Morumbi são focados no alemão.
O colégio Porto Seguro foi fundado em 1878 pela comunidade alemã em São Paulo com o nome de Sociedade por Ações Escola Alemã. A sede passou da rua Florêncio de Abreu para a antiga rua Olinda, atual praça Roosevelt, em 1913 -ambas na região central da cidade. Em 1974, mudou-se para o bairro do Morumbi, já nas instalações atuais.
Em 1942, devido à Segunda Guerra Mundial, a escola e a sua associação mantenedora assumiram o nome Visconde de Porto Seguro, em homenagem ao historiador e diplomata brasileiro de origem germânica Francisco Adolfo de Varnhagen.



