
Cinco curtas-metragens dos gêneros ficção e documentário serão lançados em Goiânia, na próxima quinta-feira (22/05), às 18h30. Todas as obras receberam incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo, via Secretaria de Cultura (Secult Goiás). A sessão será no Cine Cultura, na Praça Cívica, com entrada gratuita e retirada de ingressos na bilheteria do cinema.
Os filmes a serem lançados são quatro documentários e uma ficção: Sereia do Brava, Resgate Abelha, Terra Delas, Mestre da Terra e História Real da Violenta Conquista.
Curtas no Cine Cultura
Sereia do Brava – O filme acompanha o personagem principal, Pedro, que viu notícias em jornais antigos sobre o local de enterro de uma mulher. Ele, então, convida o amigo MB a ajudá-lo na missão de todo o filme: desenterrá-la.
O corpo dela pede o retorno para as águas do Parque Vaca Brava. Com uma atmosfera noturna e de fantasia, o filme traz cenas de locais conhecidos da capital, marca registrada do diretor Luciano Evangelista em outras produções. A atuação fica por conta de nomes como Allan Jacinto, Otto Caetano e Milleide Lopes. Sereia é retratada por Larissa Sisterolli.
Resgate Abelha – O risco de extinção de abelhas é iminente, e o impacto que isso pode causar na produção de alimentos é enorme, afinal, elas são responsáveis pela polinização de diversos alimentos. Pensando na importância deste tema, o documentário Resgate Abelha propõe uma reflexão contemplativa sobre a vida destes insetos.
A obra retrata o trabalho de preservação realizada por apicultores e meliponicultores, além do resgate de abelhas que se fixam em locais inusitados dos espaços urbanos, como em grandes alturas de prédios residenciais. A direção é de Kaco Olímpio e Luciano Evangelista.
Mestre da Terra – Também sob direção Kaco Olímpio, Mestre da Terra é uma expedição pelo universo da arte ceramista em Goiás. O documentário retrata a versatilidade da cerâmica goiana, dos artistas do ramo e significado profundo que estas obras têm para a identidade cultural da região.
Terra Delas – O curta tem como temática central a conquista da autonomia financeira das mulheres do campo que, historicamente, têm sido excluídas da divisão financeira das pequenas propriedades rurais. Com o trabalho coletivo da cozinha solidária do Movimento Camponês Popular (MCP) de Catalão, elas agora têm controle sobre o próprio dinheiro e liberdade para realizar sonhos. O documentário é a primeira obra dirigida pela jornalista Bárbara Zaiden.
História Real da Violenta Conquista – A desocupação do Parque Oeste Industrial, em Goiânia (2015), teve como resultado mortes, detidos e uma pessoa tetraplégica. A área, que não pagava impostos há anos e não exercia a função social prevista na Constituição Brasileira, foi ocupada por mais de 3 mil famílias que reivindicavam o direito à casa própria.
Entre elas, está a família do jornalista João Paulo Alexandre, que dirige seu primeiro filme. Neste documentário, ele e a mãe Áurea, revisitam o local que foi palco de uma ação truculenta e brutal da Polícia Militar e hoje está abandonada, com lixo e muito mato espalhado. Áurea foi contemplada como uma casa no Setor Real Conquista, onde mora desde 2009.
O post Curtas produzidos pela Lei Paulo Gustavo estreiam no Cine Cultura apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora