O Governo de Goiás está prestes a implementar um programa inovador que promete reduzir em até 50% o tempo de espera por atendimento nos hospitais públicos estaduais. A iniciativa, que será oficialmente apresentada em junho pelo governador Ronaldo Caiado, é fruto de uma parceria com o Instituto de Melhoria em Saúde (Healthcare Improvement – IHI) do Albert Einstein.

O projeto visa melhorar o gerenciamento do fluxo de pacientes, promover a integração entre os hospitais da rede pública e otimizar a ocupação dos leitos disponíveis. Com isso, o objetivo é combater a superlotação, acelerar o acesso dos pacientes aos serviços e elevar a qualidade dos atendimentos nas cinco macrorregiões de saúde do estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, as ações terão início imediato e devem se estender por aproximadamente 18 meses. O primeiro passo será a realização de visitas técnicas em todas as unidades hospitalares para identificar os principais desafios e oportunidades de aprimoramento no atendimento à população.