SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Gol marca um ponto importante para alcançar tempos melhores na vida financeira, o maior IPO do ano é chinês, quanto vale o EAD para as empresas do setor educacional e outros destaques do mercado nesta quarta-feira (21).

*CORRE PARA O ABRAÇO?*

Quem acompanha de perto o noticiário econômico, já sabe há algum tempo que a Gol não andava bem das pernas. Na verdade, depois da pandemia, poucas aéreas estão tranquilas com as finanças.

Ontem, a empresa ficou um pouco mais perto de deixar o capítulo ruim para trás. Ela informou que a Justiça dos EUA aprovou o plano de reorganização da empresa.

Ela prevê sair do “Chapter 11”, apelido do processo em inglês, já em junho deste ano.

O que aconteceu? A companhia aérea e suas subsidiárias entraram com o pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em janeiro de 2024.

US$ 8,3 bilhões (R$ 47 bilhões) era o tamanho da dívida no começo desta história

Quando um pedido de recuperação judicial é aceito, todas as cobranças são congeladas. Fica proibido abrir ou dar continuidade a quaisquer ações judiciais ou administrativas contra os devedores. Também não dá para executar sentenças obtidas antes do processo.

Ou seja, a empresa que está em situação difícil ganha tempo e fôlego para organizar as finanças.

↳ A maior parte dos credores da Gol está no exterior, assim como a maioria das suas dívidas foi feita em dólar. Por isso, fazia mais sentido entrar com o processo nos EUA do que no Brasil.

💼 Questão de negócios. A companhia contratou US$ 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) em financiamento no estilo “debtor in possession”. Com isso, ela deve sair do processo com cerca de US$ 900 milhões (R$ 5,1 bilhão) em liquidez, ou seja em caixa ou em recursos fáceis de liquidar.

↳ Este tipo de contrato só funciona para empresas que estão mal das pernas. Nela, os financiadores dão o dinheiro, mas não tomam partido do negócio –a empresa que toma o empréstimo continua em pleno poder das finanças e dos bens.

🟠🔵 Mistura de laranja com Azul. A fusão com outra aérea brasileira, a Azul, ajudou bastante nesse processo. A outra, assim como a primeira, estava afundada em dívidas até o pescoço. Somadas, os débitos tributários das duas eram de R$ 7,5 bilhões.

No primeiro semestre de 2024, elas acumulavam prejuízos de R$ 57,6 bilhões.

A fusão animou o mercado, que a vê como uma oportunidade de expandir as operações, reduzir os custos e ganhar mais dinheiro.

👏 Aplausos. A bolsa brasileira –que já está em um frenesi– animou-se com a notícia. As ações preferenciais da Gol terminaram o pregão em alta de 12,09%, e passaram a terça-feira negociadas em patamar alto.

[+] 📆 Relembre passo a passo desta história.

Em janeiro de 2024, a Gol pediu a recuperação judicial na Justiça americana.

Em fevereiro do mesmo ano, ela conseguiu a aprovação judicial para um empréstimo de US$ 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões).

Em janeiro de 2025, a fusão entre a Gol e a Azul foi selada.

Ontem, o tribunal de Nova York abriu caminho para que a empresa saia do processo.

[+] A fusão das duas empresas dividiu opiniões no mercado. Enquanto alguns encaram a proposta como uma solução inteligente, outros acham que ela vai destruir a competitividade entre as aéreas no Brasil.

*O IPO DO ANO*

Quando surge uma novidade empolgante, ninguém quer ser o cara que vai ficar para trás. No mundo da tecnologia, não há quem queira perder a oportunidade de ter o seu pedacinho de uma empresa promissora.

A CATL protagonizou o maior IPO do ano em sua listagem na bolsa de Hong Kong ontem. Vai se dar bem quem souber jogar.

↳ IPO (se diz “ai-pi-ô”, no mundo dos negócios) é uma sigla para “Initial Public Offering”. É a primeira oferta que uma empresa faz de suas ações em uma bolsa de valores. Dali em diante, os papéis ofertados nesse momento são comprados e vendidos por investidores.

⚡ Quem? A CATL (“Contemporary Amperex Technology Limited” é seu nome completo) é uma desenvolvedora e fabricante chinesa de baterias. Está à frente de algumas das inovações mais importantes em equipamentos para carros elétricos, por exemplo.

Ela fornece baterias para veículos elétricos das maiores montadoras globais, entre elas: Tesla, Volkswagen, Ford e outras gigantes.

↳ Quando a BYD anunciou EVs com baterias que carregavam em cinco minutos, a CATL rebateu com outras que tinham a carga completa no mesmo tempo. Este é o porte da briga.

Olhando para frente. Ainda que algumas montadoras estejam recuando em seus planos de transição para a eletricidade após incentivos à combustão (alô, Donald Trump!), a impressão geral é de que, eventualmente, a maior parte da frota será elétrica.

Investir em uma empresa que está na vanguarda deste movimento provável, na visão de especialistas, pode ser uma boa ideia.

🎲 Aposta dupla. Esta é a segunda listagem da CATL, que já tinha suas ações negociadas na bolsa de Shenzhen.

Abrir capital na praça de Hong Kong é uma forma de captar mais dinheiro de públicos diferentes. A nova bolsa também é mais pulverizada globalmente, o que dá maior alcance internacional para a companhia –bom negócio para o momento que ela vive, em que o mundo a quer e ela quer o mundo.

US$ 4,6 bilhões (R$ 26 bilhões) foi a quantia captada pela empresa na abertura de capital de hoje.

16% foi a valorização dos papéis no pregão de estreia.

*EDUCAÇÃO TEM VOCAÇÃO PARA O ‘BUSINESS’?*

Na segunda-feira (19), o presidente Lula assinou um decreto com novas regras para o EAD (Ensino à Distância) no ensino superior. Como você está lendo a newsletter FolhaMercado, deu para imaginar que isso vai mexer com a economia. Vamos ao que muda.

As novidades…limitam a oferta do ensino online em graduações da área da saúde e da licenciatura, áreas que tiveram o maior aumento de matrícula dos últimos anos.

As regras eram esperadas desde dezembro, mas foram adiadas várias vezes. É uma tentativa do MEC de impulsionar uma melhora na qualidade dos cursos oferecidos –especialistas divergem sobre qual pode ser a eficácia dela.

💵 E o que isso tem a ver com grana? A educação é um mercado bastante lucrativo, sobretudo depois da ascensão do EAD, que facilitou o oferecimento de cursos para alunos que não têm flexibilidade na rotina para encarar uma faculdade presencial.

O novo marco regulatório é um baque para quem estava ganhando com o oferecimento de aulas com praticidade em áreas bastante concorridas em faculdades mais tradicionais –sim, estamos falando dos cursos da saúde.

Por outro lado, a espera pelas mudanças acabou, o que pode trazer alguma previsibilidade para as companhias do setor, que, desde o fim do ano passado, viviam em incerteza.

↳ Fontes da área também destacaram um tom menos agressivo do MEC em relação à modalidade de ensino, reconhecendo-a como um facilitador da qualificação.

Fato é…que as margens de lucro das educacionais serão impactadas negativamente, e logo. Aí vai um raio-x do setor e como as ações desempenharam no pregão de ontem, quando foi possível avaliar as primeiras impressões do mercado.

📒 Yduqs

↳ Perdeu 5,07% nas negociações da terça-feira na B3.

Lucro líquido: R$ 153,7 milhões;

Marcas que a integram: Estácio, Ibmec, IDOMED, Damásio, Wyden Educacional, Grupo Q e Hardwork Medicina.

📕Cogna

↳ Recuou 7,79% ontem.

Lucro líquido: R$ 95 milhões;

Marcas: Anhanguera, Unopar, Editora Ática, Editora Saraiva, Anglo, Sistema de Ensino pH, Mackenzie Educacional, entre outras.

📘 Ânima

↳ Queda de 8,39%.

Lucro líquido: R$ 115,3 milhões;

Marcas: Anhembi Morumbi, São Judas, Unisul, UNA, Le Cordon Bleu (SP), entre outras.

📗 Vitru

↳ Recuo de 8,96%

Lucro líquido: R$ 90,4 milhões;

Marcas: Uniasselvi e UniCesumar.

Com base na exposição de cada empresa a alunos de EAD nos programas que enfrentam restrições, os analistas do Safra veem Anima como a ação menos impactada, Cogna e Yduqs com exposição moderada à nova regulamentação, e Vitru como a empresa mais exposta.

*CAMINHANDO NA PRANCHA*

Ai que bom seria…entrar na rota de sanções de mais entes com alta influência na economia. Gostou da rima? Melhor desgostar.

Não bastam o tarifaço de Trump, a gripe aviária criando barreiras à exportação de frango, a Europa também pode não querer mais sentar com o Brasil no recreio em breve.

Como assim? As tensões entre Rússia e Ucrânia, e por consequência, entre Putin e a União Europeia, se acirraram nos últimos meses. Com isso, os europeus vêem a necessidade de criar novas sanções econômicas contra os russos.

Acontece que não tem mais muito o que sancionar, digamos assim. Há poucas marcas ocidentais circulando por lá, o fluxo de muitas commodities já foi reduzido e, assim, a criatividade vai acabando.

A mais nova ideia consiste em limitar os países que ainda importam petróleo e combustíveis fósseis russos, entre eles, o Brasil. O pacote de sanções divulgado ontem não interrompe o fluxo do produto, mas já deve afetar os preços.

🤝 Amigos. Em 2024, a Rússia se consolidou como principal origem do diesel importado pelo Brasil, para suprir déficit de 25% entre a capacidade nacional de produção e a demanda pelo combustível, o principal motor do transporte rodoviário de cargas no país.

Na visita que fez a Moscou neste mês, Lula aumentou a conta para 30%.

As sanções. O que a Europa está fazendo é diferente do que os EUA fizeram neste ano. Dá para dizer que a forma europeia de taxar é mais…sofisticada. Eles estão dificultando a passagem de navios que transportam petróleo russo, aumentando os custos do frete e complicando a logística das exportações de Putin.

Para chegar ao Brasil, os navios atravessam o golfo da Finlândia, o mar Báltico, os estreitos dinamarqueses, o mar do Norte e o canal da Mancha em um trajeto que leva aproximadamente 24 dias até o porto de Santos. Reparou que boa parte do caminho passa em águas europeias? É ali que a roubada aparece.

Os preços dos combustíveis aqui podem aumentar como consequência dessas limitações.

*O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER*

🐔 Longe de acabar. A saga da gripe aviária no Brasil pode estar apenas em seus primeiros capítulos. Um caso de transmissão para humanos foi descartado no RS.

🟣 Dança das cadeiras. No Nubank, o fundador David Vélez volta a assumir a presidência. Quem deixa o cargo é Youssef Lahrech.

🍚 Sem risadinha. O preço do arroz no Japão está alto e o ministro da Agricultura achou de bom tom fazer uma piada sobre o assunto. Os japoneses não acharam graça e ele teve de renunciar.

💻 Alô, RH? Ser demitido sem classe não é um privilégio dos assalariados. O CEO da Novo Nordisk, farmacêutica que criou o Ozempic, foi demitido pelo Teams.