SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alinne Moraes interpreta uma das figuras marcantes de “Guerreiros do Sol”, nova novela original do Globoplay. Na pele de Jânia, a atriz dá vida a uma mulher inteligente, preparada e ambiciosa, que desafia o papel feminino tradicional ao liderar um movimento de resistência no sertão brasileiro da década de 1930.

A trama estreia no próximo dia 11 de junho na plataforma de streaming e também será exibida no Globoplay Novelas, novo nome do canal Viva na TV paga. Também deve chegar à TV aberta posteriormente.

Na história, Jânia volta ao sertão após estudar na capital. Sua expectativa é suceder o pai na administração das propriedades da família, mas os planos são interrompidos por um casamento arranjado com Idálio (Daniel de Oliveira).

Ela logo percebe que o marido é um fardo, e encontra refúgio nos livros da biblioteca do sogro, Coronel Elói (José de Abreu). O espaço guarda as lembranças de outra mulher com uma vida marcada por silêncios e frustrações.

A personagem não é baseada em uma figura histórica específica, mas a atriz afirma que ela vai representar muitas mulheres da época —especialmente as que lutavam por espaço político e igualdade de direitos.

“[É] como se fosse a voz das sertanejas. Mulheres sofridas, submissas, que começaram a se levantar. Ela representa as que brigaram pelo voto, pela liberdade, pela existência”, reflete Alinne. “É uma personagem muito completa, forte, uma mulher que lidera, uma guerreira.”

Alinne conta que recebeu o convite ainda no início de 2023, feito pelo diretor artístico Rogério Gomes, o Papinha, com quem já havia trabalhado anteriormente. “Ele é um dos meus padrinhos na TV. Quando me ligou, aceitei sem hesitar. Confio muito nele”, diz a atriz. “Ainda mais com cenas cheias de emoção e sentimento. Nunca tinha interpretado um texto dessa dupla de escritores e está sendo incrível.”

Criada e escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, “Guerreiros do Sol” mistura romance, vingança e resistência no universo do cangaço. A história acompanha o casal Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Thomás Aquino), sertanejos que se apaixonam e acabam se tornando cangaceiros. A narrativa se desenvolve entre tragédias familiares, emboscadas, alianças perigosas e personagens femininas de grande potência.

A novela será lançada no Globoplay com cinco capítulos liberados por semana, sempre às quartas-feiras. Na TV, vai ao ar de segunda a sexta, às 22h40, com reprise do episódio de sexta exibida aos sábados no Globoplay Novelas.