(UOL/FOLHAPRESS) – Tamires Araújo, jogadora da seleção brasileira de handebol, foi premiada pelo Comitê Internacional de Fair Play (CIFP) por um gesto de esportividade durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A atleta recebeu o reconhecimento após ajudar uma adversária lesionada durante uma partida.

A premiação aconteceu em Budapeste, na Hungria, onde a brasileira foi condecorada com o diploma mundial de Fair Play na categoria “Pierre de Coubertin – Ato de Fair Play”, que reconhece atitudes de integridade e espírito esportivo.

O QUE ACONTECEU

O gesto ocorreu durante a partida entre Brasil e Angola, quando a pivô angolana Albertina Kassoma se lesionou no início do segundo tempo. Sem conseguir andar, Kassoma recebeu atendimento médico e, em seguida, aceitou a ajuda de Tamires, que a carregou nos braços para fora da quadra.

O público no estádio aplaudiu intensamente a atitude da brasileira. O gesto de Tamires tornou-se símbolo de respeito, empatia e nobreza esportiva, sendo amplamente repercutido. Kassoma não conseguiu retornar à partida devido à gravidade da lesão.

Segundo o presidente do CIFP, Dr. JenKamuti, a escolha de Tamires representa ‘um reconhecimento por sua atitude exemplar no esporte e por promover os valores do fair play’.