Projeto pioneiro de Goiás visa reduzir fila de espera nos hospitais estaduais pela metade

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), apresentou às organizações sociais que administram os hospitais estaduais um projeto pioneiro no Brasil voltado para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas 24 unidades do estado. A iniciativa tem a parceria do Healthcare Improvement (IHI)/Albert Einstein e será lançada em junho pelo governador Ronaldo Caiado.

O objetivo é otimizar o fluxo de pacientes, integrar a rede hospitalar e otimizar o uso dos leitos hospitalares, buscando reduzir a superlotação, diminuir pela metade o tempo de espera por vagas e melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais espalhados pelas cinco macrorregiões de saúde.

O secretário da Saúde, Rasível Santos, informou que as ações serão realizadas imediatamente e devem durar cerca de 18 meses. No primeiro momento, serão realizadas visitas em todos hospitais para traçar o diagnóstico das dificuldades e oportunidades de melhoria do atendimento.

Em seguida, equipes serão capacitadas e os líderes serão multiplicadores na implantação das ações. “Teremos uma saúde cada vez mais inclusiva, atendendo às pessoas independente do lugar onde estejam, melhorando a qualidade de vida da população. Estamos muito felizes com a realização desse sonho, que é levar esse projeto aos quatro cantos do estado”, acrescentou.

De acordo com o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, o projeto já vem sendo desenhado há 7 meses e deve melhorar o fluxo de trabalho nas unidades.

“A partir de experiência do trabalho desenvolvido pelo IHI/ Albert Einstein em várias partes do Brasil e do mundo, trouxemos essa ferramenta para Goiás com o objetivo de reduzir o tempo de espera, oferecer um serviço de qualidade e com máximo de eficiência possível nas nossas unidades”, informou.

Iniciativa inédita

Segundo o IHI/ Albert Einstein, que liderou mais de 200 iniciativas de melhoria de qualidade em larga escala em hospitais, o projeto deve possibilitar a redução das filas por atendimento pela metade.

O diretor regional do Hospital Albert Einstein em Goiás, Felipe Piza, explicou que o estado será pioneiro ao reunir todos os hospitais em um único fluxo de processos. “Como resultado, vamos atender uma maior quantidade de pacientes, reduzir tempo de internação, eventos graves e evitar desperdícios”, acrescentou.

A iniciativa é esperada com grande expectativa pelos diretores de hospitais. O diretor do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), uma das unidades mais demandadas do estado, Guillermo Sócrates, comemorou a iniciativa.

“É muito importante para nós que estamos diretamente na assistência e temos mais de 515 leitos. Precisamos desse ordenamento para que além das urgências e emergências, possamos atender com mais celeridade os pacientes eletivos”, afirmou.

Saiba mais

Hospital de Águas Lindas implanta cirurgias por videolaparoscopia

Hospital de Luziânia atinge a marca de 5 mil cirurgias realizadas em 2 anos

O post Projeto pioneiro visa reduzir fila nos hospitais estaduais pela metade apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora