SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) anunciou a data de aplicação das provas e a lista de obras da primeira etapa do vestibular seriado 2025.
Nessa modalidade de vestibular, o desempenho do estudante é avaliado ao longo dos três anos do ensino médio, por meio de provas anuais. Ao final do ciclo, a média das três avaliações é utilizada para ingressar na universidade.
Será a primeira vez que a UFMG irá adotar esse modelo de processo seletivo. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Sandra Goulart Almeida, reitora da instituição, explica que a proposta do vestibular seriado foi apontada como uma ferramenta de inclusão e de aproximação com estudantes da rede pública da região.
Além disso, o modelo também é visto como uma alternativa mais justa. “Um dia, dois dias de prova, para tanta matéria, nem todos os estudantes conseguem lidar com essa realidade”, afirma Almeida.
A reitora afirma que o modelo seriado também permite uma preparação mais direcionada por parte dos alunos, o que pode aumentar a confiança e o desempenho.
“O processo de avaliação se torna um pouco mais conduzido pelos próprios estudantes. Eles têm mais controle, muitos se sentem melhor fazendo três provas do que fazer uma [prova] grande no final com um escopo de matéria maior.”
A data para a primeira aplicação do vestibular seriado da UFMG é no dia 14 de dezembro. O conteúdo do exame será referente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) do 1º ano do ensino médio.
Além da data de aplicação, a instituição também divulgou a lista de obras que serão cobradas. Os títulos escolhidos são:
– o romance “Memórias de Martha”, de Júlia Lopes de Almeida também cobrado na Fuvest;
– a canção “Principia” (álbum “AmarElo”), do rapper Emicida
– e o conjunto de autorretratos “Pão e circo”, do artista Paulo Nazareth.
Apesar da divulgação da data da prova e da lista de obras, a UFMG ainda não informou o calendário completo do vestibular seriado 2025, com as datas de inscrições e de resultado do exame.
Neste ano, a prova será exclusiva para os estudantes do 1º ano do ensino médio. Em 2026, participarão os alunos do 1º ano e 2º ano e, a partir de 2027, a prova será aplicada para todos os anos do ensino médio.
O resultado final, que definirá a aprovação na universidade, só será conhecido em 2028 quando os atuais estudantes do 1º ano tiverem concluído todas as três etapas do exame.
Ao todo, 30% das vagas da UFMG serão reservadas para o vestibular seriado. Apesar do novo modelo, o Enem/Sisu ainda será a principal forma de ingressar na instituição. Com isso, o estudante poderá tentar ingressar na universidade tanto pelo modelo do vestibular seriado quanto pelo Sisu.