REUTERS – AFP

LONDRES

Polícia investiga série de atos criminosos contra imóveis ligados a Keir Starmer e apura se há conexão entre os casos

(FOLHAPRESS) Em 19/05/2025 14h05

A polícia britânica investiga uma série de incêndios criminosos no norte de Londres, na Inglaterra, na semana passada. Um dos alvos foi uma casa que pertence ao primeiro-ministro Keir Starmer. O caso é tratado como crime intencional com risco à vida.

Na manhã desta segunda-feira (19), um homem de 34 anos foi preso em Chelsea, na região sudoeste da capital, sob acusação de conspiração para cometer o incêndio criminoso. Ele é o terceiro suspeito detido na operação, segundo a Polícia Metropolitana de Londres.

Outros dois homens também foram presos: o ucraniano Roman Lavrinovich, 21, e outro suspeito de 26 anos cuja identidade não foi divulgada. A polícia ainda não esclareceu qual seria a motivação dos ataques nem se há conexão direta entre os alvos.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, durante entrevista coletiva na Cúpula Reino Unido-UE, na Lancaster House, em Londres Carl Court 19.mai.25/AFP Um homem em um terno escuro está em pé atrás de um púlpito, gesticulando com as mãos. O púlpito tem uma placa com o texto ‘UK-EU SUMMIT 2025’. O fundo é de cor escura, e o homem parece estar fazendo um discurso ou apresentação. **** Lavrinovich foi acusado de três crimes de incêndio criminoso com intenção de colocar vidas em perigo.

A polícia britânica foi chamada no domingo (10) para o incêndio na propriedade de Starmer em Kentish Town, bairro ao norte de Londres — o distrito eleitoral que ele representa. Ninguém ficou ferido, mas a entrada da casa foi danificada.

Newsletter Lá Fora Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo *** Starmer morava no endereço com sua mulher e dois filhos antes de se mudar para sua residência oficial do governo, no número 10 da Downing Street, quando se tornou primeiro-ministro em julho do ano passado.

A polícia também investiga outros dois incidentes –um incêndio na entrada de um prédio de apartamentos nas proximidades de Islington e um incêndio envolvendo um carro, um Toyota RAV4, em Kentish Town, cada um ocorrendo em dias separados.

Policiais patrulham em frente à casa do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Londres Justin Tallis 13.mai.25/AFP A imagem mostra dois policiais em uniforme amarelo e preto em pé ao lado de uma cerca de uma casa. Ao fundo, há uma porta de entrada com uma janela coberta. À direita, há uma placa de estacionamento que indica restrições de horário. A vegetação verde densa está presente na parte superior da imagem, cobrindo parte da fachada da casa. **** O carro e ambas as propriedades estavam ligados a Starmer, conforme informado pelo Tribunal de Magistrados de Westminster na sexta-feira, quando Lavrinovich compareceu ao tribunal.

“Os três incêndios são atualmente considerados suspeitos, e as investigações estão em andamento”, disse a Scotland Yard.

A polícia antiterrorismo liderou a investigação sobre os incêndios devido ao envolvimento do primeiro-ministro. Segundo a mídia britânica, ele ainda é dono da propriedade.

Galeria Quem é Keir Starmer, novo premiê do Reino Unido Líder trabalhista é advogado especializado em direitos humanos https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1803691747909722-quem-e-keir-starmer-futuro-premie-do-reino-unido *** Starmer classificou os incidentes como “um ataque a todos nós, à nossa democracia e aos valores que defendemos”. Ele expressou sua gratidão aos serviços de emergência, disse seu porta-voz na segunda-feira (12).