Walison Veríssimo
O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Zé Délio Júnior (UB), estará à frente da comitiva de prefeitos goianos que participará da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, marcada para os dias 19 a 22 de maio, em Brasília. Ao lado de Paulo Vítor Avelar (MDB), presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Zé Délio articula a ida de grande parte dos 246 gestores municipais de Goiás ao evento, considerado um dos maiores encontros políticos do país.
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha terá como tema nesta edição “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil” e contará com a presença de prefeitos, vices, secretários e vereadores de todas as regiões brasileiras. A expectativa da organização é superar o público do ano passado, quando mais de 11 mil pessoas participaram do evento.
Segundo Zé Délio, o objetivo da mobilização é ampliar a força do municipalismo goiano em pautas urgentes e de impacto direto nas gestões locais. “É hora de os municípios fazerem valer sua voz no debate nacional. Nossa participação maciça em Brasília será essencial para pressionar por mudanças no pacto federativo e por mais autonomia e sustentabilidade às prefeituras”, destacou.
Entre os temas que devem dominar a agenda de reivindicações estão a reforma tributária, a regulamentação das emendas parlamentares, o fortalecimento fiscal dos municípios e a PEC 66/2024 — proposta que trata da responsabilidade previdenciária dos entes locais e é considerada prioritária pelas lideranças municipalistas.
O evento ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e contará com a presença de autoridades federais, ministros e representantes do Congresso Nacional. Para Zé Délio, a Marcha é uma oportunidade estratégica para aproximar os municípios das decisões em Brasília. “Queremos ser ouvidos, mas também queremos ser incluídos nas soluções”, disse.