SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A nova montagem do espetáculo “Nas Ondas do Rádio”, escrito há mais de 20 anos pelo autor mineiro Pádua Teixeira, tem como destaque um elenco de veteranos que não deixam a peteca cair, como se dizia antigamente.

Atores e atrizes que estão entre os 60 e os 80 anos divertem o público com esquetes em homenagem à Rádio Nacional e ao teatro de revista, lembrando a época em que as famílias se reuniam em torno dos aparelhos radiofônicos para acompanhar novelas e programas de variedades.

Com temporada gratuita em São Paulo, a comédia musical é dirigida por Sebastião Apolônio e Roberto Taty e reúne moradores do Palacete dos Artistas, edifício residencial mantido pela Cohab na avenida São João, no centro da capital.

O prédio, de 1910, foi restaurado e desde 2014 abriga artistas idosos que enfrentam dificuldades financeiras e pagam aluguéis sociais.

Apolônio, primeiro morador do condomínio, lidera os 25 atores, atrizes e músicos que, no palco, reproduzem números marcantes da era de ouro do centenário rádio brasileiro.

“Eu nunca fiz outra coisa na vida que não fosse trabalhar no palco, no Brasil e no mundo. A minha vida é o palco”, afirma Divina Valéria, 80, uma das estrelas da comédia musical.

Os números apresentados reproduzem a programação da Rádio Nacional, desde as atrações matinais até o novelão, e celebram nomes marcantes como os das cantoras Ângela Maria, Emilinha e Carmen Miranda; dos atores Oscarito e Grande Otelo; das vedetes Virgínia Lane, Salomé Parísio e Mara Rúbia; e de duplas sertanejas como Tonico e Tinoco.

Também são lembradas propagandas icônicas, como as da Varig, Palmolive e Café Seleto, além do pioneiro Repórter Esso, programa jornalístico patrocinado pela Standard Oil Company of Brazil.

“É uma verdadeira viagem no tempo que emociona os espectadores”, diz Apolônio, que aos 82 anos tem mais de 200 peças no currículo, entre elas o sucesso “Aí Vem o Dilúvio” (1980).

Sincero, ele afirma que foi trabalhoso ensaiar o elenco de velhos artistas, principalmente nas coreografias que exigem esforço físico e concentração.

“Mas o coreógrafo (André Gama) teve paciência e conseguiu. E numa revista você pode fazer tudo. Tem tragédia, comédia, música.”

Os ensaios, aliás, foram realizados no salão de festas do palacete, local onde funcionava o Hotel Cineasta e que hospedou nomes como Dercy Gonçalves e Oscarino.

“É a minha história. Eu vivi tudo isso”, conta a cantora da noite Bernadette Vicente Sousa, orgulhosa por ter criado sozinha o filho único. Além de voltar aos palcos, aos 80 anos ela estuda sociologia e trabalha na Cohab. “Entrava e saía mais cedo para poder ensaiar.”

A comédia musical começa com o programa “Manhã na Roça”, apresenta números musicais e de dança, lembra o humorístico “Balança mas Não Cai”, passa pelos comentários esportivos, tem o cantor Raimundo José interpretando “Conceição”, célebre na voz de Cauby Peixoto, chega ao horário da novela, com sonoplastia rudimentar, e termina com todo o elenco no palco cantando e dançando.

Antes do final, Miguel Bretas, 64, interpreta um ator que fala sobre a decadência artística e afirma que a arte não tem —ou não deveria ter— idade.

“Onde estão as flores que enfeitavam o palco quando eu estreava uma peça?”, pergunta.

Ator desde os 11 anos e com dezenas de peças, novelas e programas humorísticos na carreira, Hilton Have, 80, encarna, na vida real, a resistência às dificuldades do envelhecimento. Na peça, ele atua em uma cadeira de rodas e não pensa em deixar os palcos.

“Nunca parei. Nenhum dia”, diz.

NAS ONDAS DO RÁDIO

– Quando Até 18 de maio, de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h, no Teatro Cacilda Becker; de 29 de maio a 1º de junho, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, na Galeria Olido; de 26 de junho a 6 de julho, de quinta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo

– Onde Teatro Cacilda Becker; Galeria Olido e Teatro Arthur Azevedo

– Preço gratuito

– Autoria Pádua Teixeira

– Elenco Anna Rodrigues Carvalho, Bernardete Vicente de Souza, Divina Valéria, Eliná Coronado, Hilton Have, João Ribeiro, Katia Estevam, Larissa Leão, Miguel Bretas, Paola Romero, Raimundo José, Robert Kennedy, Roberto Taty, Sabinna di Colluccy, Sergio Buck, Sylvia Malena, Victor Wagner, Walter Carvalho

– Direção Sebastião Apolonio e Roberto Taty