SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) reformulou o seu site e desde a última segunda-feira (12) ele é vinculado à plataforma Gov.br.

A ideia é tornar mais acessíveis 58 serviços prestados pelo órgão de trânsito, além fornecer de dados de interesse público, notícias e normas.

O projeto inclui ainda um novo aplicativo de celular, que será lançado nos próximos dias, por causa do Maio Amarelo —mês de conscientização sobre violência no trânsito.

Para entrar no site, o usuário precisa digitar sua senha da plataforma Gov.br. A partir daí, ele tem acesso a informações privadas, como detalhes de veículos em seu nome, multas a pagar ou já quitadas e pontos atribuídos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Apesar de estar no ar desde o início da semana, o novo site ainda está em desenvolvimento. Sem data informada para implantação, o Detran paulista afirma que serão disponibilizados os serviços como liberação instantânea de veículos recolhidos nas ruas por infração de trânsito, que permitirá quitar os débitos de uma vez —exceto a diária devida ao pátio onde ele foi guinchado.

Também haverá consulta a AIT (autos de infração de trânsito) e seus possíveis recursos, emissão de segunda via da CNH —sem alteração de dados—, entre outros.

“Estão na fila de produção o recurso para a autorização de estampagem de placas e o de renovação da CNH”, diz o Detran.

O novo site também tem estatísticas de trânsito, com dados sobre a frota, licenciamento, condutores habilitados e multas, entre outros. É possível filtrar as informações por município.

Ainda há atalho para o Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito.

COMO CRIAR UMA CONTA GOV.BR?

O cidadão que ainda não fez sua inscrição no sistema Gov.br pode acessar o gov.br/governodigital ou baixar o aplicativo para se registrar. O aplicativo é a forma mais fácil de criar a conta, pois permite a identificação facial diretamente por meio da câmera do celular.

Quem já tem conta precisa checar o perfil atual para saber se é necessário fazer a elevação para nível prata ou ouro. Tanto a inscrição quanto a mudança de selo podem ser feitas pelo computador, mas a recomendação é fazer pelo app.

1 – Acesse o site gov.br/governodigital

2 – Na tela inicial, vá na foto maior, onde se lê “Saiba tudo sobre a conta Gov.br”

3 – Depois clique em “Criar sua conta gov.br”

4 – Na página seguinte, informe o CPF e clique em “Continuar”

5 – Para quem não tem conta, o sistema irá indicar a opção de criar uma. Clique sobre ela e preencha as informações solicitadas