SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Red Bull Bragantino e Palmeiras se enfrentam neste domingo (18), às 18h30 (de Brasília), no estádio Municipal Cícero de Souza Marques. O duelo é um confronto direto pela liderança do Brasileirão: o Alviverde lidera com 19 pontos, enquanto o Massa Bruta é o 3º com 17.
A campanha de destaque do Bragantino neste início de Brasileirão não é uma surpresa para quem trabalha no dia a dia do clube. O time brigou contra o rebaixamento no ano passado, mas agora conta com um elenco reforçado e um “CT europeu”, que acabou de completar um ano. O clube acredita que pode alçar voos mais altos nesse ano e, enfim, rivalizar com as principais equipes, caso do próprio Palmeiras.
O Red Bull Bragantino acredita que montou elenco bem mais forte do que no ano passado. Os nomes que chegaram em 2025 são: Isidro Pitta (ex-Cuiabá), Fernando (ex-RB Salzburg, com passagem na base do Palmeiras), Lucas Barbosa (ex-Santos, com destaque no Juventude no ano passado), Guzmán Rodríguez (ex-Peñarol e titular absoluto do Bragantino), Gabriel (ex-Palmeiras, Corinthians e Inter), Agustín Sant’Anna (ex-River Plate) e Fabinho (ex-Palmeiras).
O calendário é “aliado” do RB Bragantino. A equipe terminou o Brasileirão do ano passado na 16ª posição e não se classificou para nenhuma competição continental. Enquanto as principais equipes do campeonato nacional se dividem em três competições, o Massa Bruta só precisa lidar com o Brasileiro e a Copa do Brasil.
Ex-Palmeiras e Corinthians é um símbolo da mudança de mentalidade na equipe. Quem acompanha o dia a dia do clube afirma que a chegada do volante Gabriel Girotto, hoje com 32 anos, mudou a mentalidade do elenco. Gabriel conquistou títulos pelos dois clubes da capital paulista e tem sido peça importante no elenco jovem do Massa Bruta.
CT europeu também motiva o Red Bull Bragantino. No ano passado, o clube inaugurou o CPD (Centro de Performance & Desenvolvimento), localizado em Atibaia, cerca de 20 minutos de Bragança Paulista. O projeto do novo CT foi “exportado” do que a Red Bull já tinha montada em Salzburg e em Leipzig (onde tem times na Europa), e a estrutura impressiona. O UOL esteve no CT em Leipzig e em Atibaia, e pôde acompanhar de perto as semelhanças no resultado final.
O discurso interno é de que o clube já tem tudo à disposição para enfim conquistar um título relevante. O elenco mais encorpado e a estrutura são motivos de orgulho para esta temporada.
A única coisa que falta para o RB Bragantino é ganhar um título, e estamos cada vez mais perto disso. Você pode ver em outros anos, nós sempre incomodamos, mas falta algo a mais que é o título. Todos que trabalham aqui, desde o elenco ao estafe, buscam essa evolução dia após dia. A cada dia sentimos que estamos mais perto de conquistar e elevar o nome do Red Bull Bragantino. Jhon Jhon, meia do RB Bragantino, em entrevista ao UOL.
O Bragantino teve campanhas recentes importantes no Brasileirão e bateu na trave na Copa Sul-Americana. O Massa Bruta chegou à final da Sula em 2021, mas acabou perdendo para o Athletico-PR. Também em 2021, o Braga ficou na 6º posição do Brasileirão com 56 pontos, e em 2023 repetiu o 6º lugar, mas com uma campanha mais expressiva: 62 pontos (com uma diferença de apenas oito pontos para o campeão Palmeiras).
Destaques do novo CT do Red Bull Bragantino
– Cinco campos de grama natural
– Dois campos de grama sintética
– Mais de 19 mil m2 de área construída
– Alojamento das categorias de base
– Mini-estádio com capacidade para mil pessoas (grama natural; abrigará jogos da categoria de base e do time feminino)
– Duas academias com equipamentos importados, 100% novos e modernos
– Seis prédios
– 86 quartos