SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A penúltima apresentação de “Boa Noite e Boa Sorte”, peça de George Clooney na Broadway, será transmitida ao vivo pela CNN americana na noite de sábado, 7 de junho. De acordo com a emissora, esta será a primeira vez que um espetáculo da Broadway será televisionado ao vivo.
“Boa Noite e Boa Sorte” é uma adaptação para os palcos do filme homônimo dirigido por Clooney em 2005. No palco, o ator interpreta o jornalista veterano Edward R. Murrow, que desafiou muitos nomes poderosos no seu programa, “See It Now” -mais notoriamente Joseph McCarthy, o senador de Wisconsin cujo nome se tornou um “ismo” quando ele indiscriminadamente caçou comunistas durante a Ameaça Vermelha nos Estados Unidos nos anos 1950.
O sucesso da peça acontece ao mesmo tempo em que o governo Trump com frequência desfere ataques à imprensa americana e chegou até a barrar jornalistas da Associated Press das entrevistas coletivas da Casa Branca. Clooney, que é um importante doador do Partido Democrata, tem se posicionado repetidamente contra a gestão Trump.
Depois da estreia, em março, o espetáculo vem batendo recordes semanais e se tornou a maior bilheteria da história da Broadway e recebeu cinco indicações ao Tony, o Oscar do teatro americano, incluindo a de Clooney a melhor ator.
À época da estreia, Clooney disse ao The New York Times que co-escreveu o filme como uma crítica à maioria da imprensa que se rendeu antes da invasão do Iraque em 2003. Clooney criticou o presidente George W. Bush pela guerra equivocada, e foi chamado de traidor por ser contra ela.
O filme, disse ele, era realmente sobre: “Precisamos da imprensa” porque “governo sem controle é um problema.”
Agora, com o presidente Donald Trump jogando Washington em tumulto, Clooney afirma que estamos vivendo um tempo em que “Você pega uma narrativa; você a inventa; não se preocupe com os fatos; não se preocupe com as repercussões.” Ele disse que a peça “parece mais sobre a verdade, não apenas a imprensa. Os fatos importam.”