SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Barcelona já tem data para voltar ao Camp Nou: setembro deste ano. Ao menos é o que afirmou o presidente Joan Laporta após a conquista do título da LaLiga, nesta quinta (16).
Joan Laporta foi enfático ao dizer que o time voltará ao estádio em setembro, mas fez uma ressalva: “se nenhum imprevisto acontecer”. A declaração do presidente foi dada após a vitória de 2 a 0 sobre o Espanyol, no RCDE Stadium, à rádio catalã RAC1.
Segundo o jornal catalão Sport, o Barcelona solicitou à LaLiga que jogue os primeiros três jogos do Espanhol 2025/26, marcados para agosto, fora de casa. O time faria a sua tão esperada reestreia no Camp Nou em setembro, após a Data Fifa entre 1 e 9 de setembro. O clube ainda aguarda resposta da entidade, mas acredita que não haverá problemas.
O Camp Nou será reinaugurado ainda com capacidade parcial, limitado a cerca de 60 mil torcedores. O projeto prevê que o estádio receba 105 mil pessoas quando as obras estiverem 100% finalizadas, o que deve acontecer apenas na temporada 2026/27.
As obras do Camp Nou atrasaram ao longo do processo e as previsões para a reabertura já foram alteradas algumas vezes, passando de novembro do ano passado para janeiro deste ano, depois para fevereiro e, agora, para setembro.
O Camp Nou está em reforma desde junho de 2023. O Barcelona alega que o atraso tem a ver com a logística dos materiais, a mão de obra e licenças necessárias para as mudanças no local. O período de seca no ano passado e as fortes chuvas recentes na capital da Catalunha também ‘ajudaram’ a atrasar as obras, de acordo com o clube.
O Barça não joga no Camp Nou há quase dois anos. O jogo de despedida foi 28 de maio de 2023, quando venceu o Mallorca por 3 a 0 pela penúltima rodada da La Liga.