Chapada dos Veadeiros recebe ciclo de encontros sobre tradição da capoeira angola

A Chapada dos Veadeiros será palco de um projeto de formação cultural de maio e setembro de 2025. Intitulado Saberes e Poderes na Capoeira Angola, o programa contará com cinco encontros mensais aos finais de semana.

O intuito de promover uma troca de conhecimentos entre mestres e mestras renomados e representantes dos saberes tradicionais da região, fortalecendo a Capoeira Angola como parte essencial da cultura local e nacional.

Viabilizado por recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), a iniciativa é conduzida pela capoeirista Fernanda Vieira e terá carga horária total de 140 horas.

Entre os nomes confirmados estão: Mestra Gegê (RJ), Mestra Cristina (RJ), Mestra Dí (PE), Mestre Leninho (GO) e integrantes do Coletivo Pretas Angoleiras (GO).

Esses capoeiristas possuem uma trajetória marcante em várias regiões do Brasil, reconhecimento internacional e se destacam por suas contribuições a projetos sociais voltados para comunidades, mulheres e crianças.

O primeiro ciclo ocorrerá neste fim de semana, desta sexta (16/05) até domingo (18/05), com a presença de Mestra Gegê, que há anos orienta o Núcleo Aluandê – Capoeira Angola, em Alto Paraíso de Goiás.

Chapada dos Veadeiros recebe ciclo de encontros sobre tradição da capoeira angola
Primeiro ciclo ocorrerá neste fim de semana com presença de Mestra Gegê, que há anos orienta o Núcleo Aluandê – Capoeira Angola, em Alto Paraíso de Goiás (Fotos: Melissa Maurer)

Iniciada na arte marcial em 1993, Gegê tem sua história marcada pela orientação de grandes mestres e por 14 anos de atuação na Bahia. Atualmente, reside no Rio de Janeiro.

Além das atividades formativas, o projeto oferecerá ao público duas rodas abertas de capoeira por encontro, promovendo a integração entre grupos, praticantes e a comunidade local. O objetivo é consolidar a prática da Capoeira Angola em Goiás e incentivar o reconhecimento e a valorização desse patrimônio imaterial brasileiro.

A participação é aberta a todos, iniciantes ou praticantes de capoeira de todo o Brasil. Desconto de 50% (meia-entrada) será concedido a idosos (60+), estudantes com carteirinha válida e jovens com ID Jovem.

Serão oferecidas 10 bolsas integrais por encontro para moradores da Chapada dos Veadeiros, com prioridade para pessoas negras, indígenas e trans, mediante comprovação de residência e vulnerabilidade social.

Programação – Ciclo 01

16/05 (Sexta-feira) – na Barca Coração
15h – Abertura
16h – Oficina Cantos e Coros – Ladainhas e corridos
18h30 – Mostra Camugerê: Sessão gratuita de filmes sobre Capoeira Angola e Cinema Negro
20h – Grande roda na Praça do Skate, aberta à comunidade.

Sábado (17/05) – Ginásio de Esportes Ulisses S. da Silva
8h – Prosa de Saberes
9h30 – Oficina de Capoeira: Movimentação
14h – Oficina de Capoeira: Musicalidade e Movimentação
18h30 – Mostra Camugerê no Espaço Tsuru: Sessão gratuita de filmes sobre Capoeira Angola e Cinema Negro
20h – Grande roda na Praça do Skate, aberta à comunidade.

Domingo (18/05) – Pousada Aldeia da Lua (São Jorge)
08h30 – Roda de Celebração da Capoeira Angola – Na saída CAT -Alto Paraíso.
Passeio com ingresso à parte: R$ 25 por pessoa
Almoço: R$ 10 por pessoa.

Saiba mais

Banda Sinfônica Jovem de Goiás realiza concerto cênico “Mil e Uma Noites”

Teatro Goiânia terá domingo de diversão com dois espetáculos infantis

7ª Feira e-cêntrica reúne mais de 100 expositores na Vila Cultural neste fim de semana

O post Chapada dos Veadeiros recebe ciclo de encontros sobre Capoeira Angola apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora