SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou no Pará um avião de pequeno porte que transportava drogas, nesta quinta (15). Após pouso forçado em área de mata, os ocupantes atearam fogo na aeronave e fugiram deixando para trás 200 kg de skunk —uma variedade mais cara e potente da Cannabis.

O avião, modelo Embraer EMB-810 Seneca 3, foi detectado pelos radares da Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 4), tendo sido submetido às medidas de policiamento do espaço aéreo, segundo a FAB.

Dois caças A-29 Super Tucano realizaram o reconhecimento à distância da aeronave, tentaram contato com o piloto e, sem seguida, efetuaram procedimentos de intervenção, incluindo “ordens de mudança de rota e persuasão (tiro de aviso)”, relata a FAB em nota.

Após essas medidas, a aeronave fez um pouso forçado em área de mata, nas proximidades da cidade de Altamira. Logo após a aterrissagem, os ocupantes atearam fogo no avião e fugiram do local.

Cerca de 200 kg de entorpecentes foram deixados para trás.

A ação foi coordenada pelo Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), em parceria com a PF (Polícia Federal).

A apreensão dos 200 kg de skunk, no interior da aeronave ficou sob responsabilidade da PF, que conduzirá as investigações para identificar os envolvidos e apurar as circunstâncias do voo irregular.