
A secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, esteve em Caldas Novas, nesta quarta-feira (14/05), para assinar a ordem de serviço que autoriza a construção de um colégio Padrão Século XXI no Jardim Tangará, uma das regiões com crescente densidade demográfica do município.
A nova unidade escolar será construída no modelo Padrão Século XXI e utilizará uma tecnologia inovadora, que é o sistema modular.
Colégio Padrão Século XXI modular
Neste modelo de construção, a edificação é erguida a partir da junção de módulos pré-fabricados de concreto tecnológico. Entre as principais vantagens do sistema, está redução significativa na conclusão da obra, menor desperdício de material e danos ambientais e maior flexibilidade no projeto arquitetônico, com a possibilidade de adaptação dos módulos para diferentes necessidades.
O valor do investimento será de R$ 12,5 milhões, e os recursos são 100% do governo estadual. O projeto inclui não só a construção do prédio em si, mas também todos os equipamentos e mobiliários necessários para o funcionamento da instituição de ensino.
Estrutura física
A previsão é que o Colégio Estadual Jardim Tangará comece a funcionar já no primeiro semestre letivo de 2026. O prédio da unidade escolar será erguido seguindo o modelo Padrão Século XXI, que inclui 12 salas de aula, laboratórios de Ciências e Informática, biblioteca, quadra esportiva coberta, vestiários, cozinha com refeitório, sanitários e bloco administrativo completo.
A edificação conta ainda com acessibilidade e central de prevenção e combate à incêndios. Quando entrar em funcionamento, a instituição de ensino terá capacidade para atender até 1.200 estudantes nos três turnos.
O sistema modular é modelo de construção que começou a ser adotado na rede estadual de ensino a partir deste ano. Serão construídas quatro unidades escolares usando essa nova tecnologia. Os municípios contemplados são: Anápolis, Caldas Novas e Cidade Ocidental.
Alta densidade populacional
O prefeito de Caldas Novas, Kléber Marra, comemorou a construção do colégio em tempo recorde. De acordo com ele, a região do Jardim Tangará tem alta densidade demográfica, sendo uma das que mais crescem no município.
“Esse colégio chega em um momento em que a prefeitura tem feito todos os esforços para atender a crescente demanda por vagas no Ensino Fundamental. Todos os dias nossa cidade recebe dezenas de migrantes de vários Estados e isso desafia o poder público constantemente”, destacou Kléber.
A secretária Fátima Gavioli ressaltou os investimentos que o Governo de Goiás tem feito na Educação estadual para que Goiás continue ofertando o melhor ensino do país.
Ela frisou ainda que a construção de uma escola pública impacta diretamente o futuro dos estudantes, abrindo novas oportunidades para as famílias que moram no bairro e nas proximidades.
Fátima Gavioli também anunciou a destinação de R$ 20 milhões para a reforma completa de quatro Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) na Regional de Caldas Novas.
“As demais instituições de ensino já passaram por reformas e melhorias”, completou ela.
Saiba mais
Inauguração de colégio Padrão Século XXI em Alexânia marca a volta às aulas
O post Governo inicia construção de segundo colégio Padrão Século XXI em sistema modular apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora