SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A indústria alimentícia defende que o preço menor oferecido em misturas lácteas que se parecem com leite condensado e com creme de leite são uma alternativa para famílias consumirem doces gastando menos. O leite condensado integral da Mococa sai por R$ 5,69, a mistura láctea condensada custa R$ 3,49. Já o creme de leite integral é vendido R$ 2,49, mas a mistura de creme de leite sai por R$ 1,99 em uma distribuidora consultada pela reportagem.

“Queremos que o pudim não seja consumido só no Natal, mas o ano todo. O gosto das receitas não muda”, defende Heloisa Oliveira, coordenadora de marketing da Mococa.

Segundo órgãos de defesa do consumidor, as empresas podem ofertar no mercado versões de produtos já consolidados, mas com composição e preços diferentes, desde que a forma de apresentação não induza o consumidor em erro na hora da compra, de acordo com o Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo).

A Nestlé chegou a ser multada pelo Procon-SP por, segundo o órgão, induzir o consumidor ao erro na rotulagem da mistura de creme de leite com soro de leite, produto que parou de ser vendido em 2023.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) reforça que é fundamental que termos como “mistura láctea condensada” estejam devidamente destacados no rótulo, de forma que o consumidor compreenda que não se trata de leite condensado propriamente dito.

A Mococa lançou sua linha de misturas lácteas em 2019, e hoje detém participação de 70% na “mistura de leite, soro de leite, creme de leite e gordura vegetal” e de 40% na “mistura láctea condensada de soro de leite, leite e gordura vegetal”, segundo a Scanntech 2024.

As cores das embalagens dos dois produtos são invertidas: o leite condensado tradicional tem o fundo azul e o logotipo em amarelo; já a mistura láctea tem a caixinha amarela com o logotipo em azul.

Para a fabricante, a diferenciação está clara no rótulo.

Para deixar o resultado mais próximo das receitas feitas com os produtos lácteos integrais, a chef corporativa da Mococa diz que é preciso adaptar o modo de preparo das receitas. “Por exemplo, usar cerca de 100 ml a mais de leite no preparo do brigadeiro, ou deixar a mistura condensada 20% do tempo a mais no fogo na hora de fazer o pudim”, afirma.

A Mococa, que apresenta o produto no Apas Show 2025, evento realizado pela Associação Paulista de Supermercados, e diz ser pioneira no leite em pó e no leite condensado em caixa. “Muitos também não entendiam quando lançamos, porque era um produto diferente do que estavam acostumados, mas hoje em dia você vê em todo lugar”, diz Heloisa.

A marca já levou o produto para outros países. “Mas no exterior, os consumidores normalmente usam os produtos em bebidas. No Brasil, o mercado de sobremesas é muito mais forte.”

Outras marcas apostam em composições do tipo “parece, mas não é”. A Puranata oferece a “mistura de requeijão cremoso e amido”.

“O quilo da mistura de requeijão com amido sai por cerca de R$ 6, R$ 7. Já o requeijão integral pode chegar a mais de R$ 20. E o volume de vendas de um produto mais barato é muito maior”, dizJeferson Lopes, representante comercial da Puranata, durante a Apas Show.

A Ipanema Queijos, com 40 anos de mercado, aposta na mesma linha.