SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Internacional venceu o Nacional por 2 a 0 nesta quinta-feira (15), pela 5ª rodada da Libertadores, no Gran Parque Central, em Montevidéu, no Uruguai.

Ricardo Mathias e Aguirre fizeram os gols da vitória. O jovem Mathias, de 18 anos, começou como titular pela primeira vez na temporada, ganhando a oportunidade por conta dos muitos desfalques por lesão no time gaúcho.

Com o resultado, o Internacional chega a 8 pontos e ocupa a 2ª colocação no grupo F, considerado o “grupo da morte” desta edição da Libertadores. O Atlético Nacional, da Colômbia, é o líder com 9 pontos e já está classificado.

O Bahia está em 3º no grupo com 7 pontos, enquanto o Nacional está eliminado, em último lugar com 4. É nesse cenário que Internacional e Bahia se enfrentam na última rodada, em duelo onde só um deles avançará para as oitavas. O clube gaúcho precisa de um empate contra para se classificar, enquanto o Bahia é obrigado a vencer. O duelo decisivo entre colorados e tricolores será no dia 28 de maio, no Beira-Rio.

COMO FOI O JOGO

O Internacional foi para o Uruguai com muitos desfalques. O técnico Roger Machado não pode contar com vários titulares, como Carbonero, Valencia e Borré, todos no departamento médico e nem viajaram para o duelo.

Coube a Allan Patrick chamar a responsabilidade pelo lado colorado. O camisa 10 teve a chance de abrir o placar em Montevidéu aos 11 minutos finalizando de meia distância, mas o goleiro Mejía espalmou para o escanteio.

O 1º tempo da partida foi de poucas chances criadas, com as equipes com medo de ceder espaços para o adversário. Thiago Maia até balançou as redes em uma cabeçada após chuveirinho na área, mas o gol foi anulado imediatamente por impedimento.

Na reta final do 1º tempo, Ricardo Mathias abriu o placar após jogada de Aguirre. Autor do gol, o jovem de 18 anos foi titular do time pela primeira vez na temporada. Ele havia disputado as últimas duas partidas do Colorado, entrando no segundo tempo.

Na volta do intervalo, o técnico do Nacional fez duas alterações, colocando em campo Gonzalo Petit e Jeremía Recoba, filho de Álvaro, ídolo histórico do clube. O time uruguaio começou a crescer na partida, pressionando o Inter no campo de defesa, sobretudo com ataques pelo lado direito.

Sentindo a pressão, Roger Machado respondeu fazendo três alterações no Inter, substituindo inclusive o autor do gol, Ricardo Mathias. O clube visitante continuou resistindo à pressão uruguaia, tentando escapar em raras oportunidades de contra-ataque.

Nos acréscimos, Aguirre fez o 2 a 0 escapando pelo meio-campo, correndo longos metros até driblar o goleiro e bater para o gol vazio. Com muito sufoco, o time brasileiro garantiu os três pontos fora de casa e agora definirá seu futuro no duelo contra o Bahia em seus domínios.

NACIONAL

Mejía; Morales, Coates (Calione), Millán, Báez (Herazo); Oliva, Boggio (Otero), Pereyra (Petit); Romero (Recoba), Nico López, Villalba. Técnico: Pablo Peirano.

INTERNACIONAL

Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel (Juninho), Bernabéi; Fernando, Thiago Maia (Ronaldo), Bruno Henrique (Prado); Alan Patrick, Wesley (Lucca), Ricardo Mathias (Bruno Tabata). Técnico: Roger Machado.

Local: Gran Parque Central, Montevidéu (Uruguai)

Árbitro: Piero Maza (CHI)

Cartões amarelos: Victor Gabriel (INT)

Gols: Ricardo Mathias (INT), 43′ do 1º tempo (0-1); Aguirre (INT), 50′ do 2º tempo (0-2)