SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A entrada do maior youtuber do mundo, MrBeast, em alguns sítios arqueológicos do México fez com que a presidente do país, Claudia Sheinbaum, solicitasse explicações INAH (Instituto Nacional de Antropologia e História). Ela quer saber sob quais condições o órgão autorizou a entrada dele nos locais bastante restritos.
O resultado dessa experiência pode ser conferido no canal dele no YouTube. O vídeo, intitulado “Explorei templos de 2.000 anos de antiguidade”, já conta com mais de 57 milhões de visualizações. Jimmy Donaldson, o MrBeast, tem mais de 390 milhões de inscritos.
Em uma parte do material, o próprio youtuber parece incrédulo por adentrar ao local. “Não posso acreditar que o governo nos permita fazer isso”, diz. Ele visita as cidades maias de Calakmul, Chichén Itzá e Balamcanché, no sudeste do México.
O INAH afirmou que foram enviadas solicitações formais à Secretaria de Turismo federal e aos governos estaduais de Yucatán e Campeche, onde estão localizadas as ruínas. O próprio Beast afirma que o vídeo seria uma colaboração com o Ministério do Turismo do México.
O INAH afirma que a todo momento havia alguém do instituto supervisionando a visita para garantir que todas as medidas estabelecidas fossem respeitadas e que não houvesse nenhum dano ao patrimônio arqueológico.
Esses locais são considerados sagrados para as culturas pré-hispânicas do México, que em muitos casos são restritos.
Jimmy Donaldson é considerado o maior influenciador do mundo pela Forbes. Ele é conhecido por vídeos com distribuição de brindes e prêmios em dinheiro de alto valor, além de trabalhos de caridade.