A segurança no prédio da Câmara Municipal de Goiânia pode ganhar reforço nos próximos meses. Por iniciativa do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), foi formada uma comissão técnica que irá estudar a instalação de detectores de metal em todos os pontos de entrada do Legislativo. A medida, segundo Policarpo, tem como objetivo principal evitar a entrada de armas e objetos perigosos, protegendo vereadores, servidores e o público em geral.

O plano inicial prevê a instalação de cinco portais detectores de metal e a aquisição de outros cinco aparelhos portáteis. Esses dispositivos seriam posicionados na portaria principal e em acessos como o estacionamento, o restaurante, o Auditório Jaime Câmara e o setor de Engenharia, abrangendo, assim, todo o edifício.

A comissão responsável pelos estudos é formada por representantes de diversas áreas da Casa, como Tecnologia da Informação, Engenharia, Segurança Institucional e o setor de Saúde e Segurança do Trabalho (Sesmt). O grupo será responsável por mapear as melhores soluções tecnológicas disponíveis, definir os procedimentos de operação, acompanhar a instalação e garantir que tudo esteja de acordo com as normas legais e de segurança institucional.

Além da instalação dos detectores, o grupo também atuará na integração dos novos equipamentos com os sistemas já em uso na Câmara, como o controle de acesso biométrico e o circuito interno de câmeras. A próxima etapa será a análise de custos, que incluirá aquisição, treinamento de pessoal e manutenção dos sistemas.