SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma grande massa de ar seco mantém o bloqueio atmosférico sobre grande parte do país nesta semana. Desta forma, o tempo continuará aberto nesta quinta-feira (15) no estado de São Paulo, com o predomínio de sol e temperaturas com elevação durante as tardes.

Como a tendência é de as temperaturas se elevarem nos próximos dias, provocando o chamado veranico, com marcas de 3°C a 5°C acima da média esperada para o mês, a previsão é que esta quinta seja um pouco mais quente que a véspera.

Nesta quarta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima chegou a 23,3°C às 14h na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, enquanto a mínima foi de 14,3°C às 6h, no mesmo local.

Já o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, que possui 32 estações meteorológicas automáticas na cidade, indica mais variações, com os termômetros apontando 24°C em São Miguel Paulista, na zona leste, e 19°C em Parelheiros, no extremo da zona sul. Assim, a média da temperatura máxima chegou aos 22,2°C pelos instrumentos do CGE.

Para esta quinta-feira, a previsão indica que o dia deve começar com variação de nuvens e termômetros em torno dos 13°C. Ainda pela manhã, o sol brilha e passa a predominar, o que vai facilitar a elevação da temperatura. A máxima pode chegar aos 25°C à tarde.

No interior do estado, quanto mais a oeste, maiores são as temperaturas esperadas nesta quinta. Em Araçatuba e Presidente Prudente, por exemplo, a previsão é de máxima de 31°C. Em São José do Rio Preto, os termômetros devem atingir os 29°C, um a mais que o esperado para Ribeirão Preto, Bauru e Campinas. Já em Franca e São José dos Campos a marca não deve superar os 26°C.

Em todo o litoral paulista, a previsão do Inmet também indica máxima de 26°C. Alguns locais podem ter mais nebulosidade que outros, mas não há previsão de chuva.

NORDESTE E NORTE TÊM ALERTA LARANJA PARA CHUVAS NESTA QUINTA

O Inmet emitiu um alerta laranja, de perigo, para acumulado de chuva no litoral dos estados da Paraíba e Pernambuco, além de mesmo alerta para chuvas intensas em faixa que vai do norte do Amazonas, região central de Roraima e oeste do Pará.

No Nordeste, o Inmet indica precipitação entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Já no Norte, além desse cenário, também é possível que haja rajadas intensas de vento entre 60 e 100 km/h, o que pode provocar quedas de árvores e danos à rede elétrica.

O instituto ainda mantém alerta laranja para toda a faixa norte do país, entre Amazonas e Pará e cobrindo Roraima e Amapá.