RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Ao iniciar sua oração diária que precede os atendimentos espirituais no IMA (Instituto de Medicina do Além), o médium de cura João Berbel, 69, disse nesta quarta-feira (14) que Divaldo Pereira Franco, morto aos 98 anos no dia anterior, “vestiu a roupa da simplicidade, da humildade e foi um grande pregador”.
Sediado em Franca (a 400 km de São Paulo), o IMA é referência de peregrinação espírita em consultas e cirurgias espirituais e reúne até 7.000 pessoas em dias de atendimento, de todas as regiões do país. Berbel afirma incorporar o espírito do médico Ismael Alonso y Alonso, ex-prefeito de Franca, que morreu em 1964.
Divaldo Franco, líder religioso que liderou trabalhos filantrópicos por mais de 70 anos, foi um dos principais disseminadores da doutrina espírita no Brasil e apontado como sucessor de Chico Xavier (1910-2002), morreu nesta terça-feira (13), depois de enfrentar nos últimos anos problemas de saúde, incluindo um câncer na bexiga identificado em novembro do ano passado. Ele morreu em razão da falência de múltiplos órgãos.
“Nosso irmão Divaldo Pereira Franco fez sua passagem para o plano espiritual, e as nossas orações em torno de que ele tenha um feliz retorno à pátria espiritual, de volta para nossa casa, de onde nós viemos. Nascemos na Terra, temos nossa missão, e partimos para o plano espiritual. Divaldo foi uma pessoa que vestiu a roupa da simplicidade, da humildade, foi um grande pregador”, disse Berbel no Despertando para a Fé, programa que antecede os atendimentos no IMA.
Conforme o médium que atende em Franca, Divaldo Franco se preparou desde reencarnações anteriores para poder realizar o trabalho que desenvolveu na Bahia, onde foi fundador da Mansão do Caminho, entidade que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no estado.
“[Divaldo] Se prepara desde reencarnações passadas para poder realizar esse trabalho fantástico que ele fez nessa existência como Divaldo Pereira Franco. Nossos sentimentos à família toda e dizer um ‘até breve, meu amigo’, a vida por aqui tem que continuar. Que Jesus te proteja, te ampare, para onde você for, onde você estiver, e que se sinta em paz, seja feliz na sua nova jornada”, finalizou o médium.
Berbel iniciou os atendimentos em Franca em 1996, em sua casa. Hoje, eles são feitos num imóvel de 8.000 metros quadrados de área construída em Franca, cidade com 352 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cujo terreno foi doado por uma família.
No local, são servidos, de graça, café da manhã e sopa, feitos numa cozinha industrial. Consultas e cirurgias ocorrem às quartas e aos sábados. Franca tem cerca de 80 casas espíritas.