SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um terremoto de magnitude acima de seis graus atingiu nesta terça-feira (13) a ilha de Creta, na Grécia, de acordo com duas entidades de monitoramento desses fenômenos. Até o momento não há informações sobre danos ou vítimas.
O tremor foi de magnitude 6,3, diz o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). Ainda de acordo com a página da organização, ocorreu a uma profundidade de 83 quilômetros.
Já o US Geological Survey (USGS), nos EUA, registrou um terremoto de magnitude 6,1. Ele teria ocorrido a 15 quilômetros ao sul de Fry, cidade da ilha grega de Kasos, com 74 quilômetros de profundidade. Ela fica a 260 quilômetros de distância de Creta.
Danos ou vítimas não são conhecidos até o momento. No entanto, o USGS estimou que há pouco risco de deslizamentos de terra ou ocorrências de liquefação, que é a perda da integridade estrutural do solo. Além disso, tremores provavelmente foram sentidos em dezenas de ilhas da Grécia e até na costa oeste da Turquia.
Creta é a maior e mais populosa das ilhas da Grécia. Com uma área de 8.450 quilômetros quadrados, tem uma população de 624 mil habitantes.
Últimos tremores registrados na Grécia ocorreram em fevereiro deste ano. O mais forte deles, com 5,2 de magnitude, ocorreu na ilha grega turística de Santorini e sua vizinha Amorgos. Chegou a ser sentido na capital grega, Atenas, a mais de 200 quilômetros de distância, mas não deixou feridos ou danos.