RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, pediu nesta terça-feira (13) que os consumidores cobrem os postos de combustíveis por repasse dos seguidos cortes no preço do diesel promovidos pela estatal nas últimas semanas.

“A gente recomenda que o consumidor pergunte por que isso não está chegando à ponta”, disse a executiva em entrevista sobre o balanço do primeiro trimestre da empresa. “Pressiona, pergunta por que isso está acontecendo, qual é o tipo de margem [de lucro].”

Desde o início da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, no começo de abril, a Petrobras já promoveu três cortes no preço do diesel em suas refinarias, acompanhando o movimento de queda das cotações internacionais do petróleo.

De fato, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), os repasses ainda não chegaram ao valor esperado: os três cortes somaram R$ 0,45 por litro, enquanto o preço final do produto caiu R$ 0,38 por litro até a semana passada.

Magda sugeriu que as outras etapas da cadeia de venda dos combustíveis tenham aproveitado o produto mais barato para aumentar margens de lucro.

A Petrobras vende combustíveis às distribuidoras, que são responsáveis pela mistura de biocombustíveis (biodiesel no diesel e etanol na gasolina) para depois revendê-los aos postos. A legislação diz que os preços são livres em todas as etapas da cadeia.

Não há ainda na ANP informações públicas que comprovem o aumento de margens: os últimos dados sobre o preço médio praticado pelas distribuidoras são do final de março -antes, portanto, da sequência de cortes nas refinarias.

Na entrevista desta terça, Magda ressaltou que a Petrobras deixou o mercado de distribuição e revenda de combustíveis ao vender a BR Distribuidora, que foi completamente privatizada em 2021, passando a se chamar Vibra, mas ainda com postos de marca Petrobras.

“Num passado recente, nós perdemos a ponta. A Petrobras era uma empresa absolutamente verticalizada, produzia refinava e entregava combustíveis ao consumidor. A Petrobras não faz mais isso”, afirmou. “Nos preocupa é ter marcas Petrobras vendendo preço acima e incorporando margem”, completou.

Em fevereiro, durante evento da Petrobras ao lado de Magda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também reclamou de margens de distribuidoras e postos e chegou a sugerir que a estatal vendesse combustíveis diretamente ao consumidor final, o que é vedado por lei.

“O povo é assaltado pelo intermediário”, afirmou, sem citar nomes dos responsáveis. As declarações foram criticadas pelo setor, que culpa os elevados impostos pelos altos preços dos combustíveis no país.