SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A previsão dos institutos de meteorologia indicam que esta terça-feira (13) deve ser mais um dia típico de outono na Grande São Paulo, com noite, madrugada e o início da manhã com temperaturas mínimas próximas a um pouco abaixo da média do mês de maio, que é de 14,6°C.

Mas, diferentemente desta segunda-feira (12), que ficou mais nublada, o sol deve aparecer mais entre as nuvens, deixando o dia mais claro. Porém, isso não quer dizer que vá fazer calor. Ao contrário.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima nesta terça deve ficar na casa dos 22°C, a mesma do dia anterior, quando foi registrado 22,1°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, que marca a temperatura oficial da cidade. A mínima do local foi justamente 14,6°C.

Já de acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontaram 21°C à tarde em Pirituba, na zona norte, e 13°C na madrugada de Parelheiros, no extremo da zona sul.

A quarta-feira (14) deve manter o cenário climático, com muitas nuvens, mas com o sol aparecendo e facilitando leve elevação da temperatura. A mínima deve se manter por volta de 14°C na madrugada, e a máxima pode chegar aos 23°C à tarde.

No litoral paulista, a temperatura também deverá ser amena nesta terça, com a diferença que existe a previsão de chuva isolada em todos os municípios, o que deve influenciar no clima.

Na Baixada Santista, a cidade de Santos deve marcar variação entre 15°C e 25°C. Em Guarujá, a mínima deve ser um pouco mais alta, partindo de 18°C até os 25°C. Em Bertioga, com previsão de chuva isolada, os termômetros devem variar entre 13°C e 24°C.

No litoral norte, os termômetros devem ficar entre 15°C e 24°C em São Sebastião; entre 12°C e 23°C, em Ubatuba; e entre 15°C e 23°C em Caraguatatuba.

Já em Campos do Jordão, o município mais frio do estado de São Paulo, o Inmet indica que a mínima pode chegar a 7°C durante a madrugada. À tarde, a máxima esperada é de 18°C.

Chuva continua na região Norte e entre Bahia e Espírito Santo

Assim como ocorre desde a semana passada, o país tem duas áreas com chuva persistente, situação que deve continuar nesta terça-feira. A primeira é na região Norte, no centro-norte do Amazonas, norte do Pará e os estados de Roraima e Amapá.

Segundo o Inmet, essas áreas estão com alerta amarelo, de perigo potencial, devido ao volume de chuva esperado, de até 50 mm por dia. Como o solo já está saturado, existe a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra.

A mesma situação é verificada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. A previsão é a mesma da região Norte, inclusive, em relação à saturação do solo e aos riscos aos moradores.