SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No dia 7 de abril, Fang Yunzhou, CEO da Hozon New Energy, emitiu um comunicado em que reafirmava os planos da empresa para o Brasil. O texto se referia à marca Neta Auto, que comercializa carros elétricos no país desde o fim de 2024.
A manifestação ocorreu em meio a notícias sobre a crise enfrentada pela empresa na China. Dificuldades financeiras ameaçavam os negócios, apesar de os carros terem recebido prêmios e elogios em diferentes mercados devido, principalmente, ao custo-benefício. Essa qualidade sobressai no SUV médio X, que passou pelo teste Folha Mauá.
O utilitário 100% elétrico custa a partir de R$ 209,9 mil na opção Comfort. Com 4,62 m de comprimento e 2,77 m de distância entre os eixos, tem tamanho e espaço equivalentes ao de modelos a combustão como Volkswagen Tiguan (R$ 303.990), Jeep Commander (a partir de R$ 227.990) e Ford Territory (R$ 215 mil).
Nas ruas, o estilo do chinês Neta X se confunde com modelos da Tesla. Por duas vezes, a marca de Elon Musk apareceu no tíquete entregue por manobristas em serviços de valet.
Não há nome na carroceria do SUV da Hozon. A traseira traz apenas um logotipo discreto logo abaixo do vidro traseiro e um “X”vermelho colado à direita, na extremidade inferior da tampa do porta-malas.
O interior é forrado de material sintético que imita couro. Há duas opções, preto ou marrom claro, tom levemente alaranjado. Ambas as opções são elegantes, sem as combinações de cores e texturas em excesso presentes em alguns concorrentes diretos.
Os ajustes do banco do motorista são elétricos, e os espelhos externos têm regulagem por meio dos botões instalados no volante. É preciso selecionar essa opção na central multimídia, que tem uma sequência de menus pouco intuitivos.
A lista de itens de série inclui teto solar panorâmico, seis airbags e ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura. Quem quiser sistemas avançados de auxílio à direção, como leitores de faixa e frenagem autônoma, terá de gastar R$ 10 mil a mais e adquirir a versão Luxury, que foi a disponibilizada para a avaliação.
NETA X LUXURY
Preço: R$ 219,9 mil
Motor: Elétrico, dianteiro
Potência: 163 cv
Torque: 21,4 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 64,1 kWh
Pneus: 225/60 R18
Peso: 1.740 kg
Porta-malas: 508 litros
Comprimento: 4,62 m
Largura: 1,86 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,77 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 9,2
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 5,9
Consumo urbano (kW/100 km): 18,5
Consumo rodoviário (kW/100 km): 23,5
Autonomia urbana: 346 km
Autonomia rodoviária: 273 km
Segundo as medições feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o Neta X precisou de 9,3 s para ir do zero aos 100 km/h, número compatível com os 163 cv de potência do motor elétrico.
Na estrada, a autonomia ficou em 273 km, e esse é o principal problema diante dos concorrentes a combustão. Viagens mais longas dependem de infraestrutura de recarga no caminho.
Quanto à experiência ao volante, o Neta X agrada com rodar sólido e direção leve, características que reforçam a percepção de luxo. É um produto bem resolvido, tanto no visual como no desempenho.
Cabe à marca conseguir estabilizar os negócios. Recursos vindos da operação na Tailândia fortaleceram o caixa, e espera-se por uma retomada no mercado brasileiro.
“O objetivo da Neta Auto segue o mesmo: estabelecer 30 concessionárias estratégicas no Brasil ainda em 2025. As próximas lojas serão abertas em três capitais: Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM)”, diz o comunicado assinado por Fang Yunzhou, CEO da Hozon New Energy. Hoje, há uma loja no Rio e pontos de venda em shoppings de diferentes capitais do país.