RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Conhecido por papéis marcantes na televisão brasileira, Leonardo Vieira tem trilhado um novo caminho artístico longe dos holofotes.
Longe da televisão desde 2016, o ator se dedica agora a uma nova forma de arte. Aos 56 anos, o galã de novelas como “Renascer”, e “Senhora do Destino” montou um ateliê de cerâmica, onde tem produzido vasos de barro. Leonardo chegou a criar um perfil no Instagram para divulgar suas obras de arte.
A mudança de vida veio acompanhada de uma nova morada. O ateliê fica localizado na casa do ator, em Portugal, onde ele vive desde 2018 com o marido, Leandro Fonseca.
A decisão de sair do Brasil foi motivada, em parte, por experiências dolorosas. Em 2020, Leonardo Vieira contou ao jornal Extra que um dos motivos que o fez deixar o Brasil foi por ter já ter sofrido ameaça de morte por ser gay. “Em Portugal, a homofobia é bem menor que no Brasil, eu não sofro ameaças de morte por ser eu, como já aconteceu no meu país”, disse em entrevista na época.
Intérprete do protagonista José Inocêncio na primeira versão de “Renascer”, Leonardo Vieira encerrou sua trajetória na televisão em 2016. Seu último papel foi em “Os Dez Mandamentos”, exibida pela Record. Desde então, Leonardo tem se dedicado integralmente à cerâmica, mostrando que a arte continua sendo parte essencial de sua vida, mesmo que de uma nova forma.