Embaladas por um dos maiores clássicos da música brasileira, “Evidências”, seis jovens atletas escreveram um novo capítulo para o esporte nacional neste sábado (10), em Portimão, Portugal. Pela primeira vez na história, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio na Copa do Mundo de ginástica rítmica, na categoria de conjunto geral.

Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Barbara Galvão, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves e Ana Luiza Franceschi encantaram o público e os jurados com uma coreografia vibrante que uniu técnica e emoção no aparelho misto — com aros e bolas — alcançando a pontuação de 26.150. A nota foi somada à obtida no dia anterior, durante a apresentação com um único tipo de aparelho (25.200), totalizando 51.350 pontos.

Com essa marca, a equipe brasileira superou as tradicionais potências da França e da Espanha, garantindo o ouro e um feito inédito para a ginástica rítmica nacional.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a conquista em suas redes sociais, exaltando o talento das atletas e reforçando o compromisso do governo com o esporte. “Estou muito feliz com o inédito ouro no conjunto geral que nossas meninas conquistaram (…) Tenham certeza de que o governo vai continuar apoiando o talento e o esforço de vocês – e de todas as jovens esportistas para quem vocês são um ótimo exemplo”, declarou.

A apresentação completa foi transmitida ao vivo e já circula nas redes, emocionando brasileiros e inspirando uma nova geração de ginastas.