SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Câmeras de segurança registraram uma onça-parda circulando pelas ruas de Caçador, em Santa Catarina. As imagens são de quarta-feira (7).
As imagens mostram o animal andando por uma rua sem asfalto. Um cachorro avista a onça-parda e começa a latir. Um homem que andava por ali se afasta ao perceber o felino em seu caminho.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada, mas não localizou a onça. Também não há registro de ataques. A onça-parda foi vista no bairro Gioppo, na cidade de Caçador, que tem cerca de 73 mil habitantes.
População não deve tentar capturar a onça, pois ela pode ficar agressiva, diz Polícia Militar Ambiental. A orientação é ligar o mais rápido possível para o órgão, através do 190. “Não tentem capturar, não acuar com cães ou tentar encurralar o animal em pátio ou qualquer lugar. Podendo assim ela ficar agressiva em busca de fuga”, diz o sargento Osmar Sônego, comandante da PM Ambiental em Caçador.
Aparecimentos de onça-parda ficaram mais comuns na região. Segundo o sargento, a polícia tem recebido mais relatos de avistamentos do felino nos últimos tempos.
Uma explicação pode ser a dificuldade do animal em encontrar alimento. “Com muita lavoura e plantação de pinus, diminui a área para buscar alimentos. Daí eles vão cada vez mais longe”, diz.