SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Rafaela Silva e Luana Carvalho conquistaram o bronze em suas categorias, neste sábado (10), no Grand Slam de Astana de judô, aumentando as medalhas que a seleção brasileira trará do Cazaquistão.
Rafaela Silva derrotou a polonesa Natalia Kropska. Ela dominou a luta, saiu em vantagem e acertou o estrangulamento para obrigar a adversária a desistir faltando um minuto para o fim.
É a primeira medalha da campeã olímpica e bi mundial na nova categoria, de até 63kg. A brasileira conquistou duas vezes o Mundial (2012 e 2022) e foi medalhista de ouro na Rio-2016 e de bronze em Paris-2024, entre outras conquistas, competindo no peso abaixo de 57 kg.
Luana Carvalho também ficou com o bronze ao derrotar a italiana Martina Esposito na categoria até 70kg. Ela venceu de virada por ippon aplicado no último segundo da luta.
Nesta sexta (9), o Brasil já havia conquistado três bronzes. As medalhistas da sexta foram Natasha Ferreira (48kg), Jéssica Pereira (52 kg) e Shirlen Nascimento (57 kg).
A competição termina amanhã e ainda terá Bia Souza e outros cinco brasileiros em ação. A campeã olímpica na categoria acima 78kg ocupa atualmente o segundo lugar no ranking. Os demais atletas que ainda vão lutar são: Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Giovani Ferreira (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).
A seleção brasileira conta com 17 judocas brasileiros em evento, que é o último Grand Slam antes do Campeonato Mundial Sênior. Ao todo, são quase 400 judocas de 47 países competindo em Astana. Já o Mundial será disputado entre 13 e 20 de junho, em Budapeste, na Hungria