SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O influenciador Carlinhos Maia, 33, terá de pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais a um homem que foi motivo de piada, em 2023. Na época, Maia, que havia feito um procedimento cirúrgico no rosto, se comparou ao homem, que tem má formação óssea na face.
A condenação por parte da Justiça do Mato Grosso deixou Maia revoltado nas redes sociais. Em seu desabafo, ele disse que a imagem do rapaz seria de domínio público e ele postou achando que era um meme.
“Eu acho isso um absurdo. Eu doaria até mais para uma instituição do Mato Grosso ou qualquer outra coisa. Na época, a imagem desse rapaz era um meme. Não fazia ideia se era brasileiro ou de qualquer outro lugar. Na época, eu estava com o queixo bem pequenininho porque eu tinha feito cirurgia e um seguidor mandou para mim”, disse.
Segundo ele, após a repercussão, chegou a apagar a publicação pouco tempo após compartilhar e também pediu desculpas ao alvo da piada.
“Entendi que era uma questão congênita. A imagem desse rapaz é uma imagem de domínio público por estar na internet há muitos e muito anos”, emendou.
Carlinhos Maia contou que ele e seus advogados vão tentar recorrer. “Não é que peguei a imagem do rapaz e coloquei [no Instagram] para fazer chacota. Não foi nada do tipo. Estava me referindo a mim mesmo”, completou.
Essa está longe de ser a primeira vez que Maia entra em alguma polêmica pública. Em 2021, ele foi condenado em R$ 30 mil por rabiscar uma obra da artista plástica sergipana Lau Rocha, em 2019.
A mais recente foi um problema com Dona Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, que o acusou de transfobia. Ela relembrou um episódio no qual Maia trocou os pronomes da cantora Liniker, e disse não achar tolerável “que a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa seja motivo de piada”.