SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um homem suspeito de envolvimento no ataque a tiros contra a uma viatura da Polícia Militar na manhã de quarta (7) no Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo, foi morto na manhã desta quinta-feira (8) em uma ação policial da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).
Policiais militares procuravam um suspeito do ataque, quando o viram sobre um telhado na rua Arquiteto Professor Chaves, em Cidade Tiradentes. Segundo a PM, ele estava armado, o que levou a uma primeira troca de tiros.
O homem conseguiu fugir e entrou por uma janela do imóvel. Ali ele foi novamente visto pelos PMs. O suspeito então teria apontado uma arma para os policiais, o que causou um segundo confronto, desta vez com o homem baleado.
Ele foi identificado como Edmilson Barreto de Oliveira, o Paquito. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital de Cidade Tiradentes, onde morreu, de acordo com a Polícia Militar.
Conforme a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), Edmilson tinha antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas e apologia ao crime.
A área foi preservada para perícia. A ocorrência foi encaminhada para o 49º DP (São Mateus) e, posteriormente, ao DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa).
Segundo a PM, foi aberto um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.
O ataque à viatura foi filmado por câmera de segurança. Dois policiais faziam ronda, quando um veículo se aproximou. Tiros foram disparados do interior do carro contra os policiais. Um PM acabou atingido por um dos tiros e foi levado ao Hospital Santa Marcelina de Itaquera. Não foi divulgado em qual parte do corpo ele foi atingido e nem seu estado de saúde.
A cerca de 2 km do ponto onde o suspeito foi baleado, um homem de 34 anos foi morto após uma suposta troca de tiros com policiais militares na noite de quarta.
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do estado, PMs patrulhavam a região, quando suspeitaram de um grupo, que se dispersou com a chegada dos policiais. Durante inspeção, os agentes contaram que foram vítimas de disparos e reagiram.
O homem atingido foi levado para o Hospital Santa Marcelina, onde morreu. Com ele, segundo a gestão Tarcísio, foram apreendidos uma arma e dinheiro.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial no 49º DP (São Mateus).