SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – James Foley, diretor dos filmes “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade”, morreu no começo desta semana, aos 71 anos, em decorrência de um câncer no cérebro. A informação foi confirmada pela assessoria do cineasta.

Nascido no Brooklyn, em Nova York, Foley é mais conhecido por ter dirigido filmes da franquia “Cinquenta Tons de Cinza”, adaptação para o cinema dos livros eróticos que se tornaram um fenômeno de vendas a partir de 2011, quando a primeira obra foi lançada.

Ao longo de mais de trinta anos de carreira, o diretor trabalhou com estrelas como Sean Penn e Mark Wahlberg. Em 1987, dirigiu Madonna no filme “Quem é Essa Garota?”. Já em 1992, comandou a produção de “O Sucesso a Qualquer Preço”, obra pela qual Al Pacino foi indicado a melhor ator coadjuvante no Oscar.

A carreira de Foley começou no último ano da faculdade de cinema, quando encontrou por acaso o cineasta Hal Ashby, que o convidou para trabalhar em sua produtora. Após a proposta, ele estreou na direção com o filme “Jovens sem Rumo”, de 1984. Depois, dirigiu videoclipes de Madonna, como “Dress You Up” , “Live to Tell” e “Papa Don’t Preach” . Em 1986, dirigiu “Caminhos Violentos”, estrelado por Sean Penn e Christopher Walken.

Além do cinema, ele também dirigiu episódios de produções para a TV e para o streaming, como as séries “Twin Peaks”, “Hannibal” e “House of Cards”.