RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O presidente da Argentina, Javier Milei, foi um dos primeiros chefes de governo a se pronunciar sobre a escolha do novo papa. Ele publicou uma imagem, criada por meio de inteligência artificial, que mostra um leão trajando uma batina branca -em referência ao papa Leão 14, escolhido pelos cardeais nesta quinta-feira, 8. “As forças do céu deram seu veredito claramente”, escreveu Milei.

Jornais argentinos lembraram que um dos motivos para a celebração de Milei com a nomeação do novo pontífice está relacionado ao seu apelido de infância, “leão”. O animal, por sua vez, foi um dos símbolos da campanha eleitoral do economista à presidência da Argentina, em 2023.

O gabinete do presidente argentino também divulgou um comunicado parabenizando a nomeação do novo papa, o cardeal americano Robert Francis Prevost, 69, que escolheu o nome Leão 14. Ele é o primeiro líder do Vaticano oriundo dos Estados Unidos.

A nota cita “tempos de confusão mundial” e afirma esperar que o novo líder católico atue em defesa da propriedade privada. “Com profunda esperança, recebemos a notícia da eleição do novo Santo Padre. Este conclave marca um novo capítulo na história da Igreja e do mundo”, começa o documento.

O texto prossegue: “Em tempos de confusão, fragmentação e desafios globais, sua liderança representa uma luz que guia, um farol que orienta e um testemunho vivo de fé, razão e caridade para os fiéis católicos e para o mundo inteiro.” E conclui: “Hoje, mais do que nunca, ansiamos que a voz do Papa ressoe com força na defesa dos pilares que sustentam a civilização: a vida, como dom principal; a liberdade, como dom sagrado do Criador; e a propriedade privada, como fundamento da responsabilidade pessoal e do desenvolvimento dos povos.”