BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou pelas redes sociais, o novo papa, Leão 14, anunciado nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano.

Em mensagem no X (antigo Twitter), o presidente desejou que o novo pontífice dê continuidade ao trabalho do antecessor, papa Francisco, morto em 21 de abril deste ano. Lula esteve no velório de Francisco acompanhado da primeira-dama, Janja, e de uma comitiva de autoridades brasileiras.

“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.”

Na nota, Lula também reforçou uma mensagem contrária a “guerras, ódio e intolerância”.

“Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, diz.

Lula está em visita oficial na Rússia e na China até a próxima terça-feira (13).

O cardeal americano Robert Francis Prevost, 69, é o primeiro papa dos Estados Unidos na história. Ele será o líder de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também parabenizou nesta quinta-feira (8) o novo líder da Igreja Católica.

“Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, afirmou o senador. “Desejo que seu pontificado fortaleça os laços entre as nações e reaviva, nos corações de todos, o poder transformador da fé.”

O mesmo foi feito pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Assim coo Lula, ele também disse esperar que o papa Leão 14 continue o legado de tolerância, diálogo e conciliação do papa Francisco.

“Ele tem a missão de ampliar a conciliação. Todos nós, seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo pontífice”, disse Motta em suas redes sociais.