SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Líderes mundiais reconhecem e comemoram a escolha do novo papa Leão 14, o primeiro vindo dos Estados Unidos. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), marcando o fim do conclave e a escolha do pontífice que sucederá Francisco. O anúncio do novo líder da Igreja Católica gerou repercussão global.
O presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou novo papa e diz ser honra que ele seja americano. Além dele, Emmanuel Macron da França e outros presidentes também se pronunciaram.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não se pronunciou.
*
VEJA ABAIXO AS REAÇÕES DOS LÍDERES INTERNACIONAIS:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o novo pontífice, Robert Prevost, 69, papa Leão 14, e ressaltou o fato de ele ser o primeiro americano a ocupar o posto.
“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra perceber que ele é o primeiro Papa americano”, escreveu Trump em postagem na sua rede social Truth Social.
“Que emoção, e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”
EMMANUEL MACRON
O presidente francês também se pronunciou: “Momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao papa Leão XIV, a todos os católicos da França e do mundo, envio uma mensagem fraterna”
“Neste 8 de maio, que este novo pontificado traga paz e esperança”, desejou em uma publicação no X. Fazendo referência aos 80 anos do Dia da Vitória na Europa, quando celebram o fim da Segunda Guerra Mundial
SANTIAGO PEÑA
Santiago Peña, presidente paraguaio, publicou uma mensagem ao novo pontífice na rede X
“Recebemos com imensa alegria a notícia da eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica: o papa Leão XIV. Que sua liderança traga esperança, diálogo e unidade, em um momento em que precisamos mais do que nunca dos valores cristãos para construir um mundo mais humano.”