RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Um operário que trabalhava na desmontagem da Agrishow, principal feira do agronegócio no país, morreu nesta quinta-feira (8) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), um dia após ter sido atingido na cabeça por uma máquina.

Carlos Daniel Costa, 25, atuava num dos estandes da feira na quarta (7) quando uma peça se soltou e o atingiu. Ele foi atendido no local e encaminhado para o Hospital Unimed, onde morreu. A organização da feira e a empresa para a qual trabalhava divulgaram comunicados lamentando a morte.

É o segundo ano seguido em que a feira registra morte após acidentes registrados na fazenda que a abriga. Em 2 de maio de 2024, penúltimo dia da 29ª edição da feira, um acidente envolvendo um helicóptero particular e uma das tendas montadas no local deixou um morto e um ferido.

Márcio Sabino Silva, 27, era trabalhador terceirizado da feira, estava embaixo da estrutura que caiu e morreu após quatro dias internado. O acidente motivou o veto de pousos de aviões e helicópteros no local já na edição deste ano.

“Com profundo pesar, a Agrishow lamenta o falecimento do colaborador de um dos expositores da feira, que se acidentou na manhã de ontem [quarta] enquanto trabalhava junto a um maquinário no estande da empresa. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades locais, que recebem todo o suporte necessário, e a organização da Agrishow presta todo o apoio devido neste momento”, informou a feira agrícola.

A Agrishow é realizada por Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e da Pecuária de SP) e SRB (Sociedade Rural Brasileira).

Já a Kuhn do Brasil, empresa para a qual Costa prestava serviços, afirmou em nota que o colaborador era “sempre comprometido e reconhecido pelo seu profissionalismo”.

“A Kuhn do Brasil lamenta profundamente o falecimento de um dos seus colaboradores, ocorrido nesta quinta-feira. Neste momento, expressamos os nossos sentimentos de solidariedade e condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho.”

A empresa informou que presta todo o apoio necessário à família e que segue “rigorosamente os protocolos de segurança em todas as suas operações”.

A 30ª edição da feira foi realizada entre os dias 28 de abril e 2 de maio e reuniu 197 mil visitantes, responsáveis por R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios.

Segundo a organização, a feira gera cerca de 7.000 trabalhos temporários, para atender a montagem, realização e desmontagem da feira agrícola, e movimenta R$ 500 milhões na economia da região metropolitana de Ribeirão Preto.