(UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca entrou em quadra errático, sofreu com o jogo agressivo do húngaro Fabian Marozsan (#61 do mundo) e, mesmo depois de conseguir uma boa reação no segundo set, cometeu duas duplas faltas no tie-break e acabou eliminado logo em sua estreia no Masters 1000 de Roma por 6/3 e 7/6(4). O carioca de 18 anos (atual #65 do ranking), que terminou a partida com 38 erros não forçados, sofreu assim sua primeira derrota da carreira na estreia em um torneio deste porte.
Até nesta quinta-feira (08), Fonseca havia alcançado pelo menos a segunda fase em todos Masters 1000 que disputou. Em Miami, em março deste ano, avançou até a terceira rodada. Em Madri/2024, Indian Wells/2025 e Madri/2025, parou na segunda fase.
Marozsan, por sua vez, avança para encarar o russo ex-top 5 Andrey Rublev (atual #17) em busca de um lugar na terceira rodada do torneio italiano.
COMO FOI O JOGO
O jogo começou com os dois tenistas confirmando o serviço sem problemas, mas João se complicou pouco depois já no quarto game. Após um par de erros não forçados com sua direita, o brasileiro cedeu a quebra, deixando Marozsan à frente por 3/1. Quando encaixava seus ótimos primeiros serviços, o húngaro de 1,93m conseguia manter o carioca na defensiva, e foi assim que ele rapidamente abriu 4/1. Sem bobear, Marozsan manteve a vantagem e, com um ace, fechou a parcial em 6/3. Fonseca somou apenas três winners e venceu somente cinco pontos no saque do adversário em todo o set.
João voltou a ter problemas no terceiro game do segundo set, que começou com Marozsan atacando o segundo serviço do brasileiro. Mais duas direitas erradas depois, o húngaro teve mais um break point e não desperdiçou: subiu à rede e, com um voleio vencedor, alcançou a quebra. Em seguida, Marozsan confirmou o saque sem perder pontos e abriu 3/1. O carioca, porém, reagiu e devolveu a quebra no sexto game, quando encaixou uma passada de backhand para obter um break point e, na sequência, viu Marozsan cometer uma dupla falta.
Com o placar em 3/3 e uma torcida barulhenta a seu favor, o brasileiro ganhou ânimo, confirmou seu saque sem sustos e abriu 4/3. Com boas devoluções depois, Fonseca voltou a ameaçar o serviço do húngaro, mas Marozsan salvou três break points jogando bem e igualou o placar em 4/4. O carioca também encarou um break point no 11º game, mas se salvou com uma direita vencedora no contrapé do oponente.
A decisão só veio no tie-break. Fonseca teve o primeiro mini-break, cortesia de uma esquerda errada de Marozsan, mas devolveu o presente com juros ao cometer duas duplas falta logo em seguida. O húngaro foi para o saque com 3/2 de vantagem e abriu 4/2 quando João mandou uma direita na rede. Outro bom saque deixou o europeu com 5/2. Fonseca não conseguiu buscar.