(UOL/FOLHAPRESS) – O mar finalmente voltou a bombar em Burleigh Heads nesta quinta-feira (8), e os brasileiros não perderam tempo para se destacar no Bonsoy Gold Coast Pro, a sexta etapa do Mundial de Surfe.
Filipe Toledo brilhou com o melhor desempenho do dia entre os homens, enquanto Luana Silva deixou para trás a líder do ranking mundial para avançar às quartas de final no feminino.
SHOW DE TOLEDO
Filipe Toledo entrou em cena na terceira bateria do round de 32 e mostrou por que é bicampeão mundial. Com um aéreo de rotação completa avaliado em 9.37 e uma linha de borda afiada que lhe rendeu mais 8.50, o brasileiro somou 17.87 pontos e bateu Crosby Colapinto (15.33) em uma das melhores disputas do campeonato até agora. Foi a maior nota individual e o maior somatório do evento masculino até aqui.
Sinto que estou encontrando meu ritmo de novo. Meu objetivo é chegar no Top 5, e sei que ainda tenho chance. Essa nova geração não pega leve, mesmo com um campeão mundial. Estou no Mundial há 11 anos tem que mostrar que ainda tô aqui Filipe Toledo
LUANA EMBALADA
No feminino, Luana Silva mostrou maturidade e consistência para superar a havaiana Gabriela Bryan, atual número 1 do mundo. Em uma disputa apertada, Luana venceu por 12.84 a 12.57 e garantiu um lugar entre as oito melhores do evento justamente no dia do seu aniversário.
Foi uma bateria bem tensa. Senti que surfei bem, mas cometi alguns erros que preciso corrigir. Nunca me senti segura, porque a Gabby é incrível e está em primeiro do ranking por um motivo. Foi bom ter uns dias pra resetar e vir preparada nesta quinta-feira (8) Luana Silva
BRASILEIROS NA ÁGUA
Além de Filipe e Luana, o Brasil teve outros bons momentos nesta quinta-feira. Yago Dora venceu o duelo 100% brasileiro contra Edgard Groggia e está nas oitavas. Alejo Muniz também garantiu sua vaga ao bater o indonésio Rio Waida. Já Samuel Pupo foi eliminado em uma bateria apertada contra Jake Marshall.
PRÓXIMAS BATERIAS
A próxima chamada será para a segunda metade das baterias do round de 32 no masculino, com nomes como Italo Ferreira, Miguel Pupo e Deivid Silva entrando na água.
Round de 32 – Masculino
BATERIA 9: Italo Ferreira (BRA) vs. Julian Wilson (AUS)
BATERIA 10: Marco Mignot (FRA) vs. George Pittar (AUS)
BATERIA 11: Miguel Pupo (BRA) vs. Ian Gentil (HAV)
BATERIA 12: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Deivid Silva (BRA)
BATERIA 13: Jordy Smith (RSA) vs. Imaikalani deVault (HAV)
BATERIA 14: Cole Houshmand (EUA) vs. João Chianca (BRA)
BATERIA 15: Griffin Colapinto (EUA) vs. Liam O’Brien (AUS)
BATERIA 16: Kanoa Igarashi (JAP) vs. Ian Gouveia (BRA)
Quartas de final – Feminino
BATERIA 1: Luana Silva (BRA) vs. Vahine Fierro (FRA)
BATERIA 2: Molly Picklum (AUS) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAV)
BATERIA 3: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Erin Brooks (CAN)
BATERIA 4: Isabella Nichols (AUS) vs. Sally Fitzgibbons (AUS)