SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O bloqueio atmosférico provocado pela massa de ar seco que cobre o estado continua deixando o tempo aberto em São Paulo. Assim, a previsão para esta quinta (8) é a mesma do dia anterior, com muito sol e calor.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o dia começa com formação de névoa úmida e temperatura amena, por volta dos 17°C.

Com o passar das horas, porém, o ar seco predomina, deixando o dia ensolarado, com temperatura em elevação e redução dos índices de umidade. Os dados meteorológicos do CGE e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que a temperatura máxima pode ficar na casa dos 29°C.

Nesta quarta, a previsão era a mesma, mas a máxima registrada pelo Inmet, na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 26,9°C.

Se a temperatura aumenta, a umidade do ar deve cair nos horários mais quentes da tarde, ficando até abaixo dos 40%, o que pode provocar desconforto em crianças, idosos e quem sofre com problemas respiratórios. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), níveis abaixo de 60% já são prejudiciais à saúde humana.

Na sexta-feira (9), o cenário meteorológico deve se manter na região metropolitana de São Paulo, só com o aumento da previsão de temperatura máxima, que pode chegar aos 31°C.

INMET EMITE ALERTA VERMELHO PARA CHUVAS INTENSAS NO RS

O Inmet atualizou nesta quarta o boletim meteorológico de chuvas para o Rio Grande do Sul e emitiu o alerta vermelho, de grande perigo, para tempestades em grande parte do estado entre a madrugada desta quinta e a de sexta.

De acordo com o instituto, há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Desta forma, é grande o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

A faixa que deve receber o maior volume é no centro-sul do estado. No entanto, as outras regiões, incluindo a metropolitana de Porto Alegre, também deve receber chuvas fortes, assim como o sul e oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.

Também deve chover com intensidade em toda faixa litorânea de Espírito Santo, Bahia e Sergipe, além da maior parte da região amazônica. Nesses locais, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.