RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Horas depois de a ex-BBB e influenciadora Gracyanne Barbosa, 41, anunciar ser mãe de Benício, um bebê reborn, ela e outras mulheres que vivenciam a maternidade com seus bonecos hiper-realistas receberam uma notícia, no mínimo, curiosa. Os vereadores do município do Rio aprovaram, nesta quarta-feira (7), o “Dia da Cegonha Reborn”. A data comemorativa anual, marcada para o dia 4 de setembro, foi proposta pelo vereador Vitor Hugo (MDB).

O projeto, que agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD), é uma homenagem às artesãs que customizam os bonecos. Chamadas de “cegonhas”, elas são artistas e pintoras responsáveis por confeccionar cada detalhe dos bebês, criando pernas, braços e corpinhos com aparência o mais próxima possível da realidade.

Vitor Hugo justifica que esses “bebês” são usados por psicólogos como ferramenta de apoio em casos de luto e traumas ligados à perda gestacional ou neonatal. Os reborns também têm sido uma forma de memória afetiva e conforto emocional para pais e mães que não têm ou não conseguem herdeiros.

Os bebês reborns viraram uma febre, principalmente na internet. Colecionadores chegam a organizar encontros e reuniões em locais públicos, que têm viralizado nas redes sociais. Em um vídeo feito em São Paulo, é possível ver várias mulheres conversando e exibindo seus bonecos realistas umas para as outras.

Gracyanne Barbosa mostrou seu boneco hiper-realista nas redes e escreveu: “Como já disse anteriormente, meu sonho é ter um filho. Podem me julgar, no começo eu achei estranho. Mas Benício me trouxe felicidade. Te amo, Bê”.