Da Redação

O 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM) terá início na próxima terça-feira (6/5), às 17h, em Goiânia, com uma palestra da deputada federal Érika Hilton. O evento se estenderá até sexta-feira (9/5), com uma programação diversificada e acessível pelo link.

A programação será realizada em diversos locais da cidade, com atividades específicas para cada dia. A abertura contará com a palestra da deputada Hilton e uma apresentação cultural do cantor Marcelo Barra. No dia seguinte, quarta-feira (7/5), a historiadora e antropóloga Lilian Schwarcz ministrará a palestra “Imagens da branquidade: a presença da ausência”, no Auditório dos Goyazes do TRT18, às 9h.

Entre as atividades programadas, destacam-se painéis sobre diversidade, memória, justiça social, parcerias culturais e museologia, além de visitas a centros de memória e pinacotecas, um sarau cultural, o lançamento de revistas e livros, e um tour pela Art Déco na Praça Cívica. Também serão exibidas exposições virtuais, como a sobre os 25 anos de uso da urna eletrônica.

O encerramento ocorrerá na quinta-feira (9/5), também no Auditório Goyazes do TRT18, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Roberto Barroso, e a entrega do Prêmio CNJ de Memória do Poder Judiciário, às 10h45. Durante a cerimônia, será lida a Carta de Goiás e haverá apresentação do Coral Labor em Canto.

O ENAM é promovido em parceria pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), com apoio da Justiça Federal de Goiás (TRF-1). O evento é realizado anualmente, no mês de maio, em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário. O tema deste ano é “Memória, Cultura e Diversidade”.