Walison Veríssimo

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) declarou apoio à formação de uma chapa presidencial entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), para as eleições de 2026. “Ter Caiado e Ratinho, ou Ratinho e Caiado, juntos, será um grande ganho para o Brasil”, afirmou o parlamentar.

A fala ocorre em um momento de articulações na centro-direita e aproxima Vanderlan de lideranças dos dois partidos. No PSD, Ratinho é citado como possível pré-candidato ao Palácio do Planalto e tem o apoio da cúpula nacional da legenda. Já Caiado foi o primeiro nome do União Brasil a lançar oficialmente sua pré-candidatura.

Vanderlan, que vem se afastando do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também reforçou sua aliança com o grupo político do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), provável candidato à reeleição em 2026. “Nosso alinhamento natural é com Daniel. Já o apoiei e fui apoiado por ele. O caminho, agora, naturalmente é seguirmos juntos mais uma vez”, afirmou.

Além das movimentações locais, Vanderlan atua como interlocutor entre PSD e União Brasil em articulações de nível nacional. Segundo aliados, o senador tem mantido diálogo com lideranças em Brasília e Curitiba, de olho na formação de alianças que possam se consolidar como alternativa de centro-direita em 2026, especialmente caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não dispute o pleito.