RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Polícia Militar realiza, na manhã desta segunda-feira (5), uma operação no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro. Moradores relataram intensos tiroteios, e ruas foram bloqueadas com barricadas em chamas.
Segundo a corporação, equipes do 41º BPM (Irajá) atuam na região, dominada pela facção Comando Vermelho, para reprimir o crime organizado.
Não havia informações sobre presos, feridos ou apreensões na ação até a publicação deste texto.
O Instituto Fogo Cruzado registrou disparos por volta das 7h40. Em redes sociais, moradores descreveram o clima na comunidade como “extremamente tenso”. “Tiroteio pesado no Chapadão nesse momento. Cuidado na região”, alertou um usuário.
A operação impactou serviços públicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, duas clínicas da família suspenderam atividades externas. A Secretaria Municipal de Educação informou que duas escolas também foram afetadas.
Na madrugada desta segunda, um policial do 41º BPM ficou ferido por estilhaços durante um confronto no Complexo da Pedreira, que fica entre os bairros de Costa Barros e Pavuna.
Moradores afirmam que a região está em guerra devido à disputa territorial entre o TCP (Terceiro Comando Puro), que domina a Pedreira, e o CV (Comando Vermelho), que atua no Complexo do Chapadão.
No sábado (1º), um grupo de moradores fechou a estrada do Camboatá, uma das principais da localidade, com barricadas e atearam fogo, segundo a PM. Outros manifestantes chegaram a sentar no meio da via segurando cartazes pedindo paz. A manifestação foi motivada pela morte de um barbeiro, morador da região, que teria sido baleado por traficantes.